12 de mai. de 2014

Ônibus da Mulher vai ao Núcleo Rural Casa Grande

Cerca de 250 famílias da comunidade do Gama foram beneficiadas
A secretária da Mulher do DF, Valesca Leão, acompanhou na manhã desta quarta-feira (30) parte das atividades da unidade móvel de atendimento à mulher do campo e do cerrado em situação de violência, mais conhecida como Ônibus da Mulher, no Acampamento Dez de Junho, no Núcleo Rural Casa Grande, no Gama.
A secretária conversou com as mulheres que, além de participar de atividade educativa – palestra sobre educação familiar – e de saúde – exames de glicemia e pressão arterial e informações sobre higiene bucal –, puderam ainda se cadastrar no Bolsa Família e fazer a carteira de trabalho e o CPF. 

As moradoras da região receberam também orientação sobre como proceder em casos de violência contra mulher. As servidoras da Secretaria distribuíram cartilhas da Lei Maria da Penha. Cerca de 250 famílias foram beneficiadas.

"A vinda do ônibus da mulher ao nosso acampamento foi maravilhosa. Agora estamos mais informadas tanto em relação a nossa saúde como aos nossos direitos", disse Suely Cavalcante, moradora do local.

A secretária da Mulher, Valesca Leão, conheceu todo o acampamento e disse que esse tipo de evento é muito importante para as mulheres do campo. Segundo ela, esse tipo de ação ajuda a emancipar as mulheres, tira dúvidas a respeito dos direitos femininos e reforça ainda mais a Lei Maria da Penha.

"Assim pudemos ver de perto as necessidades das mulheres que vivem em regiões rurais, conhecemos seu ambiente familiar e, de certa forma, garantimos que os direitos delas sejam colocados em prática", afirmou.
A subscretária de Enfrentamento à violência contra mulher, Silvânia Timóteo, disse que cabe ao Estado oferecer às mulheres do campo, assim como da cidade, acesso aos serviços básicos. E o Ônibus da Mulher faz exatamente isso: vai até aonde as mulheres estão.

O que é - O Ônibus da Mulher, nome dado ao projeto das unidades móveis de atendimento às mulheres em situação de violência no campo e no cerrado, faz parte do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e integra o programa "Mulher, Viver sem Violência", do governo federal.

As unidades móveis vão até às comunidades rurais para oferecer apoio psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência. O DF recebeu dois ônibus da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) no ano passado. O atendimento é feito pelos técnicos da Secretaria da Mulher do DF.

da Secretaria da Mulher
Ana Carolina Dinardo
Ascom SEM-DF
3961-1782

Nenhum comentário: