29 de jun. de 2014

Brasília registra número recorde de turistas

O sul-africano Mhlieli Sibanyoni: Ele vai recomendar o Brasil
aos amigos e já faz planos de um dia voltar a visitar o país
Em apenas duas semanas, Brasília registra número recorde de turistas durante a Copa
Centros de atendimento já atenderam a mais de 27 mil visitantes, de 84 países
Para a capital do país, a Copa do Mundo FIFA 2014, e em especial as sete partidas do torneio programadas para serem realizadas em Brasília (quatro já foram disputadas até este sábado, 28 de junho), significou um movimento de turistas como a cidade jamais experimentou.
Apenas nas primeiras duas semanas do Mundial, os Centros de Atendimento e Postos de Embaixadores do Turismo, instalados por todo o Distrito Federal (veja serviço abaixo), atenderam a mais de 27 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros de 84 países. Para se ter uma ideia do que o número significa, a média em Brasília é de 3 mil atendimentos por mês e, durante toda a Copa, são esperados cerca de 80 mil estrangeiros na capital.

Na sexta-feira (27.06), véspera do duelo entre Brasil x Chile, pelas oitavas de final, o Portal da Copa acompanhou o trabalho dos profissionais nos Centros de Atendimento e Postos de Embaixadores do Turismo e ouviu a opinião de turistas estrangeiros sobre Brasília, o Brasil e a organização da Copa do Mundo. Mais do que isso, o Portal escolheu um dos visitantes estrangeiros e o acompanhou em um tour por vários monumentos brasilienses.
Os amigos canadenses Devyan Salvadore, Diane Lee e
Kohulen Mahan: elogios ao Brasil e
à organização da Copa do Mundo

Até às 14h, o centro de atendimento localizado nas proximidades do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha já havia atendido, apenas na sexta-feira, torcedores da França, África do Sul, México, Colômbia, Alemanha, Bolívia, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Peru e Canadá.

O movimento tem sido tão intenso que os profissionais do centro de atendimento relataram Brasília já recebeu turistas de lugares completamente inesperados, como a Ilha da Reunião (Reunião é um departamento francês localizado no Oceano Índico, a leste de Madagascar) ou Martinica, uma outra ilha francesa, localizada no Caribe.

Para os amigos canadenses Devyan Salvadore, Kohulen Mahan e Diane Lee, todos em primeira passagem pelo Brasil, a Copa do Mundo serviu para desmistificar muitas notícias negativas que eles leram na imprensa estrangeira antes do Mundial. O trio já havia passado por Belo Horizonte antes de Brasília e ainda visitariam Florianópolis, Salvador e Rio de Janeiro.

“Antes de chegarmos, nós lemos muitas coisas que não eram tão boas sobre o Brasil e, com certeza, a nossa opinião agora é bem diferente da ideia que a gente tinha antes de chegar aqui”, declarou Devyan, que, assim como os amigos, vive em Toronto. “O Brasil é um ótimo país. A cultura é bem interessante, a comida é ótima e nos sentimos muito seguros, não tivemos nenhum problema. E a organização dentro e fora dos estádio tem sido ótima”, prosseguiu. “Estamos gostando muito e o que mais gostei foram das pessoas, que são bem acolhedoras”, ressaltou Diane Lee.

A única ressalva foi em relação às proporções continentais do Brasil, que dificultam as viagens e encarecem o turismo, observou Kohulen. “Os aeroportos que passamos são bons e foi bem fácil chegar aos estádios e também retirar os ingressos. O único problema é que as cidades são muito distantes e as passagens de avião são caras. Se houvesse um sistema de trens eficiente talvez ficasse mais fácil ir de um lugar para o outro”, observou o canadense.
O casal marroquino Brigilte Mhamed e Nacim, com os filhos: contratempo em Salvador não foi suficiente para estragar a viagem ao Brasil

Vindos do Marrocos, o casal Brigilte Mohamed e o marido, Nacim, desembarcaram no Brasil com os dois filhos pela primeira vez. A família, ao contrário dos canadenses, viveu uma experiência desagradável logo no primeiro dia no país, em Salvador.

“Estávamos no Pelourinho e tentaram roubar o meu colar”, contou Brigilte. Mesmo assim, o casal considerou o episódio um fato isolado e elogiou Brasília e a organização da Copa do Mundo. “Infelizmente vivemos essa situação logo no primeiro dia, mas, fora isso, não tivemos mais problemas. Há sempre a questão da língua, já que não é tão fácil encontrar pessoas que falem inglês ou francês. Mas a organização da Copa tem sido muito boa. Os aeroportos são bons, o acesso aos estádio têm sido bem fácil e não tivemos problemas em nenhum jogo que assistimos”, avaliou Nacim, que declarou que, além de Salvador e Brasília, a família visitará São Paulo e o Rio de Janeiro.

O sul-africano Mhlieli Sibanyoni, 54 anos, desembarcou no Brasil em 11 de junho, na véspera do início da Copa do Mundo, e retornou ao seu país neste sábado (28.06) pela manhã. Antes de chegar a Brasília, na quarta-feira (25.06), para acompanhar no Estádio Mané Garrincha a partida entre Portugal e Gana, disputada na quinta-feira (26.06), Mhlieli havia passado por Natal e Fortaleza.

Durante algumas horas, o Portal da Copa acompanhou um passeio de Sibanyoni por Brasília e, ao final do tour, ouviu as impressões do sul-africano sobre tudo o que viveu no país.

“Acho que as pessoas no Brasil são muito acolhedoras. O transporte é ótimo, os aeroportos estão muito bem organizados e definitivamente o Brasil montou uma ótima estrutura para a Copa do Mundo”, elogiou. “Vou dizer para todos que conheço que eles precisam vir ao Brasil e visitar esse país. Eles precisam experimentar o espírito dos brasileiros e tenho certeza de que muitos dos meus amigos vão querer conhecer o Brasil”, continuou.

Na capital, Mhlieli Sibanyoni teve a oportunidade de passear por alguns dos principais pontos turísticos, como o Memorial JK, a Torre de TV, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e o Pontão do Lago Sul, onde ele pôde ver de perto o Lago Paranoá.

O pequeno tour foi suficiente para que ele se encantasse com a cidade. “Antes de me informar sobre o Brasil para esta viagem, não sabia que a capital era Brasília. Pensava que fosse São Paulo”, revelou. “Esse passeio foi muito interessante, pois pude conhecer uma cidade moderna, com muitos espaços verdes e um ar puro e fresco que me impressionou. Me arrependo de não ter passado mais dias na capital. Me disseram que perto daqui tem cachoeiras muito bonitas e gostaria de visitá-las. Sei que um dia eu vou voltar ao Brasil e, quando fizer isso, vou querer passar mais dias em Brasília para explorar melhor a cidade e vou dizer isso para os meus amigos. Vale a pena”, disse Mhlieli Sibanyoni.

Depois de 18 dias no Brasil, o sul-africano, elegeu Fortaleza como sua cidade preferida. “Não sei explicar, mas acho que as pessoas lá têm um espírito diferente. Acho que elas gostam mais de festa e gostei muito daquele clima. Visitei a Fan Fest e foi uma festa muito grande”, justificou.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, a Copa do Mundo tem um efeito extremamente positivo para a capital. “Estamos em um momento único na história de Brasília. Temos turistas de mais de 80 países encantados com a capital do país e que voltarão para suas cidades falando muito bem de nossa cidade. Essa divulgação é imensurável e coloca Brasília em um novo patamar de turismo”, ressaltou.

Centros de Atendimento ao Turista em Brasília (recepcionistas bilíngues)
- Setores Hoteleiro Norte e Sul
- Aeroporto Internacional de Brasília JK (duas lojas)
- Rodoviária Interestadual
- Praça dos Três Poderes
- Torre de TV do Eixo Monumental
- 2 Cat´s móveis

Equipe: 36 pessoas
Idiomas: atendimento em até cinco línguas (português, inglês, espanhol japonês, francês) e libras
Horário de atendimento: Rodoviária e Aeroporto: 7h às 22h
Demais CAT´s: 7h às 19h (exceto o da Torre de TV, que abre às 8h e fecha às 20h)

Postos dos Embaixadores do Turismo do DF
1.Parque da Cidade
2.Catedral Metropolitana de Brasília
3.Torre de TV / Feira de Artesanato
4.Rodoviária do Plano Piloto
5.Próximo à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e Unidade Vizinhança
6.Pontão do Lago Sul
7.Museu Nacional da República (Complexo Cultural da República)
8.Lateral do Planetário, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha
9.Praça do Relógio de Taguatinga
10. Em frente ao Brasília Shopping
11.Próximo ao Shopping Pátio Brasil
12.Entre o Shopping Conjunto Nacional e Setor de Diversões Sul (Conic)
13.FIFA Fan Fest (Taguaparque)

Equipe: 93 embaixadores e seis guias profissionais
Idiomas: português, inglês e espanhol

Fonte Portal da Copa

Nenhum comentário: