29 de jul. de 2014

Blog do Arretadinho é criticado por dizer a verdade

O Blog do Arretadinho é criticado por dizer a verdade sobre o novo sistema de transporte, o BRT Sul.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A assessoria de imprensa da Deputada Distrital, Celina Leão, publicou uma nota de esclarecimento em um Site e também enviou-nos a mesma nota por correio eletrônico, onde rebate o que publicamos na matéria "Audiência Pública esclarece população sobre o BRT".

A nota começa afirmando que citamos a Deputada de forma irresponsável. Eu discordo, porque sempre tive zelo pela verdade porém, mesmo a nota afirmando que a Deputada tem conhecimento de causa, não posso concordar com a afirmação de que os passageiros ficam até uma hora esperando o ônibus, seja no terminal ou dentro do Gama. E o motivo é muito simples, desde o primeiro dia em que o BRT começou a operar o dia inteiro, eu e várias outras pessoas estamos utilizando o sistema e, até hoje, não ficamos esperando uma hora pelos ônibus, repito, seja no terminal ou dentro do Gama.

Quanto as reclamações que chegam ao seu gabinete, sobre essa demora, eu não questionei que fossem inverídicas, eu escrevi que  "A excelentíssima deputada deveria checar melhor a credibilidade de suas fontes e mesmo que ela andasse de ônibus no Gama - nem na cidade mora - sua afirmação é uma inverdade."

Será que o que está acontecendo no Gama é falta de ônibus ou superlotação?
A empresa que opera a linha no Gama e o Governo têm como referência o número de habitantes da cidade, para avaliar a quantidade de ônibus que serão colocados à disposição da população porém, a nota não cita um fenômeno que tem se percebido, que a população do entorno do Gama  tem utilizado o novo sistema, principalmente devido a gratuidade.

Por outro lado a nota não especifica quantas reclamações chegaram ao gabinete. Não sabemos se 1, 10 100 ou 100000000 de pessoas estão reclamando da superlotação do BRT no Gama. Conversamos com inúmeros usuários do BRT em Santa Maria e o fenômeno da superlotação não é percebido por esses usuários.

Não foram uma nem duas vezes em que presenciei pessoas, que embarcaram e desembarcaram nos mesmos ônibus que eu, fazerem afirmações do tipo "Tá horrível, estou esperando há mais de uma hora esse ônibus...", sendo que eu estava cronometrando o tempo e, como escrevi na matéria do Blog, o maior tempo de espera que registrei foi o de 12 minutos.

Também não afirmei que apenas um grupo de 15 pessoas aplaudia a Deputada, eu escrevi foi que "um grupo de, aproximadamente 15 pessoas, que estavam ao fundo do auditório e que aplaudiu efusivamente a deputada, foi o mesmo grupo que interrompia as pessoas que expressavam as vantagens do sistema".

Também discordo que a fala da Deputada foi consenso entre os presentes, visto que outras pessoas tentaram falar das vantagens do sistema e, outras tantas, nem tentaram com medo de serem hostilizadas.

Quanto a outro trecho da nota em que afirma que  "Foi vaiado porque tentou defender algo que não tem defesa...", vamos aos fatos:

O sistema tem um custo menor do que o de um VLT; tempo menor de construção; capacidade de adaptação ao crescimento; possibilidade de ampliação; menor custo de manutenção; intervalo pequeno entre composições; flexibilidade para circular fora do corredor; e custo menor no valor do transporte para os usuários.

Sistema de propulsão compatível com combustível que minimiza a poluição atmosférica;
Veículos com motores Euro 5 (Proconve 7) possibilitando a redução de:
     - 87% das emissões de monóxido de carbono (CO);
     - 81% das emissão de hidrocarbonetos (HO);
     - 95% das emissões de material particulado (MP);
Comercialização de créditos de carbono;
Menos ruído;
Inserção adequada ao ambiente urbano.

O fato é que muitas pessoas (e não estou referindo-me à Deputada) esqueceram o significado da palavra coletividade. Os engarrafamentos sumiram, exceto quando ocorre um acidente. Muitas pessoas querem solução em 24 horas, de um problema que existia há 50 anos.

Um sistema novo como o BRT, precisa de tempo para que todos consigam se adaptar, motoristas, governo e usuários, sem falar que Brasília nunca teve um sistema de integração e que, também, está sendo implantado.

Sugiro aos leitores que coloquem à prova uma opinião e outra, cada um que utilizar o BRT marque o tempo.
À Deputada, saudações fraternas.

Confira abaixo a nota de esclarecimento publicada pela assessoria de imprensa da Deputada:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A matéria publicada no blog do Arretadinho, no dia 19 de julho, com o título "Audiência pública esclarece população sobre o BRT", cita a deputada Celina Leão de maneira irresponsável.
Esclarecemos, ao blogueiro Joaquim Dantas, que a parlamentar acompanha de perto o Transporte Público do Distrito Federal, desde o lançamento do edital de licitação para as empresas que, hoje, operam o transporte no DF. A deputada Celina Leão tem Ações Populares que tramitam na Justiça questionando a lisura da licitação, que na avaliação dela foi uma fraude. Portanto, sua presença no debate sobre o BRT é algo natural, suas afirmações partiram do conhecimento de causa que tem, aliadas às inúmeras reclamações e denúncias que recebe em seu gabinete.
"A fala de quem rebate uma parlamentar que participa de todos os debates sobre transporte público no DF e em outros Estados é que me soa como oportunista, sem qualquer conhecimento do que fala" afirma a deputada.
Celina Leão destaca, que 16 linhas que rodavam no Gama foram desmontadas e algumas nem existem mais. "Disse durante o debate do BRT e volto a afirmar, que as pessoas levam até 1h nas paradas de ônibus dentro do Gama para chegarem até o BRT e não 1h esperando o BRT como afirma a matéria", esclarece a parlamentar.
A deputada lembra, que sua fala foi consenso entre os presentes no debate e não apenas aplaudida por 15 pessoas, como afirma o blog. Segundo Celina, o único orador ostilizado foi o que defendeu o transporte no DF, defesa que foi na contramão das reclamações apresentadas pela maioria. "Foi vaiado porque tentou defender algo que não tem defesa, a verdade é que a a licitação do Transporte no DF diminuiu consideravelmente a frota de ônibus  e a população está sentindo isso na pele", considera Celina."

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