O BRT Sul. que faz a linha do Gama, já começa a superar as dificuldades iniciais. Opção por fila na Rodoviária do Plano Piloto era a principal reivindicação dos usuários.
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Começou a cair a máscara da turma que torce contra o sistema de Transporte Público implantado pelo governo Agnelo, BRT Sul, o sistema já começou a superar as dificuldades encontradas em sua implantação. Fazer fila na Rodoviária do Plano Piloto, era a principal reivindicação dos usuários.
Na tarde desta quinta (31) o DFTrans instalou delimitadores de fila e aumentou o número de funcionários no local, eliminando o tumulto causado pelos próprios usuários na hora do embarque, facilitando inclusive o desembarque.
Mesmo assim parece que existe uma campanha, orquestrada por forças ocultas, para estimular a população a falar mal do governo. Confira abaixo o diálogo que travei com uma dessas pessoas na tarde de hoje:
Reclamão: Esses caras não fazem nada certo, os ônibus estão saindo com poucas pessoas em pé. E quem quiser ir em pé, não pode? Deixa estar Agnelo, a eleição tá vindo aí.
Eu: Mas, me diga, os funcionários do DFTrans não estão impedindo as pessoas de irem em pé, pelo contrário, estão chamando quem quiser ir em pé, você não está ouvindo? As pessoas é que não estão querendo ir em pé.
Reclamão: Tudo bem, mas se eles colocassem mais ônibus não teria tanta gente aqui.
EU: Mas eu estou marcando no relógio: A cada cinco minutos está saindo uma linha Expressa, sem contar com as linhas Paradoras...e olha que são 4 horas da tarde.... Além do mais, o sistema está operando com 60% da frota, estão esperando que a fábrica entregue o restante dos ônibus.
Reclamão: Mas esses ônibus são umas tartarugas, rodam a 40 Km por hora...
Eu: Não, meu amigo, a velocidade constante é de 60 Km por hora, por uma questão de segurança. Um veículo desse tamanho, com 140 pessoas à bordo, se precisar frenar de repente, leva um tempo maior que um carro, sem contar que se aumentar a velocidade para 80 Km, por exemplo, o risco do veículo tombar para o lado em uma curva, é muito maior.
O camarada saiu do meu lado.....
Confira algumas das vantagens do sistema:
O sistema tem um custo menor do que o de um VLT e 20 vezes menor que o Metrô; tempo menor de construção; capacidade de adaptação ao crescimento; possibilidade de ampliação; menor custo de manutenção; intervalo pequeno entre composições; flexibilidade para circular fora do corredor; e custo menor no valor do transporte para os usuários.
Vantagens ambientais
Sistema de propulsão compatível com combustível que minimiza a poluição atmosférica;
Veículos com motores Euro 5 (Proconve 7) possibilitando a redução de:
- 87% das emissões de monóxido de carbono (CO);
- 81% das emissão de hidrocarbonetos (HO);
- 95% das emissões de material particulado (MP);
Comercialização de créditos de carbono;
Menos ruído;
Inserção adequada ao ambiente urbano.
Eu só quero ver onde essa turma do contra vai enfiar a cara quando o sistema estiver 100% ponto....

Nenhum comentário:
Postar um comentário