2 de jul. de 2014

Entenda como funciona o Expresso DF

O Expresso DF Sul já começou a funcionar, nessa fase de implantação alguns ajustes estão sendo feitos, entenda como é o funcionamento.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

No último dia 30 de Junho o Expresso DF Sul começou a operar das 5h da manhã à meia noite, saindo do Gama e de Santa Maria em direção à Rodoviária do Plano Piloto.

O Blog do Arretadinho foi conferir como está sendo a implantação do sistema, tanto no Gama quanto na Rodoviária do Plano Piloto e, honestamente, ouvimos mais reclamações descabidas do que problema reais.

A implantação do sistema
Em primeiro lugar é necessário entender que está sendo implantado um sistema de transporte novo, muito diferente do convencional e mil anos luz à frente do que existia. E por isso mesmo, por ser um sistema novo, precisa que sejam feitos alguns ajuste, através da identificação de problemas em sua aplicação nos primeiros dias.

Fila gigantesca na Rodoviária do Plano Piloto.
Para começo de assunto o Expresso DF é um sistema de transporte que não prevê filas nos terminais, foi criado para operar semelhante ao Metrô. Acontece que a população está habituada ao sistema convencional e, automaticamente, fazem fila no Terminal do Plano Piloto.

Já no terminal do Gama não existem filas, já funciona semelhante ao sistema de embarque do Metrô. Acredito que é só uma questão de tempo para a população se habituar. 

Outra reclamação que ouvimos foi referente ao "empurra-empurra" no embarque e a dificuldade que as pessoas sentem ao desembarcar por causa disso. No nosso entendimento essa é uma questão de civilidade, ou da falta dela.

Superlotação e baixa velocidade
Comum também foi ouvir que o BRT estava super lotado e que faz o percurso em baixa velocidade. Quanto a superlotação também é preciso entender que a população passou quase 50 anos sendo maltratada com a falta de ônibus, por isso a ansiedade em entrar no primeiro carro que encostar.

Enquanto algumas pessoas esperavam o próximo ônibus, ouvimos várias outras entrando no ônibus já lotado e dizendo: "Vou nesse mesmo, sei lá que horas vem outro..." Mais uma vez entendemos que é uma questão de civilidade, ou a falta dela.

Falta entendimento, também, para a questão da velocidade dos ônibus articulados. Todos fazem o percurso a 60Km/h por uma questão de segurança. Algumas pessoas esquecem, ou não tem conhecimento, que um ônibus com aquele comprimento, com seu peso normal e mais o de 140 pessoas, não vai responder como um carro se precisar frear, a resposta do freio é mais lenta. Sem contar que o risco de fazer uma curva em uma velocidade superior a 60Km/h, pode fazer com que o veículo tombe.

Demora na integração no terminal do Gama
Nos dois dias em que utilizamos o Expresso DF do Plano Piloto ao Gama, nos horários de pico, percebemos um impaciência quase generalizada das pessoas em esperar para embarcar no ônibus que faz a integração dentro do Gama. 

A impressão que tivemos foi a de que as pessoas esperavam desembarcar do BRT e, imediatamente, embarcar na integração, o que é impossível. É necessário aguardar alguns minutos para que os ônibus cheguem ao terminal. 

O maior tempo de espera que registramos, entre a partida e a chegada do ônibus que faz a integração, foi de 10 minutos. No entanto ouvimos várias pessoas afirmarem que estavam esperando há mais de 35 minutos, o que não é verdade, pelo menos nesta terça e quarta (1 e 2).

Devido à concentração de empregos no Plano Piloto de Brasília, a falta de renovação de passageiros ao longo dos itinerários e das viagens nos horários de pico são características do transporte no Distrito Federal. Cerca de 60% das viagens estão concentradas nos horários de pico, para uma distância média de 49km do Plano Piloto. O índice de renovação de passageiros é de 1,74. (GDF, 2010)

As quase cinco décadas de sofrimento que a população, principalmente do Gama, foi submetida e com o anúncio e implantação de um sistema novo e revolucionário de transporte público, gerou uma expectativa maior e fora da realidade na maioria das pessoas. O mais difícil foi feito, o Expresso DF é uma realidade, agora é só uma questão de tempo e adaptação da população.

Muito pertinente o comentário de Ikaro Chaves em minha página no Fecebook, confira:

"Toda mudança no sistema de transporte público causa transtornos na implantação. Por isso o GDF acertou em implantar o Expresso DF nas férias escolares em dia de jogo em Brasília, quando o movimento é bem menor. Mesmo assim ocorreram transtornos, é normal pois motoristas, operadores e passageiros ainda não se acostumaram com o sistema. As pessoas não sabem que ônibus tomar, pois as antigas linhas foram substituídas por novas, ainda não estão definidos os boxes para os ônibus, ainda não foi ajustada a frequência e as pessoas não sabem os horários dos ônibus. Tudo isso faz parte desse período de testes e não tem outro jeito de ajustar que não esse, com operação normal. Mas quando as aulas voltarem e o sistema estiver ajustado com operadores e usuários acostumados com o novo sistema as pessoas vão perceber a revolução em suas vidas. Quando o BRT estiver passando tranquilo enquanto os carros ficam parados nos engarrafamentos da BR 040 as pessoas vão perceber a conquista que foi o BRT, não há dúvida disso. Parabéns Governador Agnello."

5 comentários:

Anônimo disse...

40 minutos do Gama a Rodoviária. Mas, como sempre tem fazer a coisa mal feita. 40 minutos mais 1h:30 min. esperando ônibus pra ir em pé, 30 minutos, esperar o próximo ônibus pra te levar ao seu destino final, uns 30 minutos pra chegar...total de tempo de deslocamento 3h:10 min. Mudou pra pior!!

Anônimo disse...

Agora estamos estamos todos lascados!! eu não trabalho na rodoviária trabalho na asa norte!! já era ruim agora minha gente ficou pior!! com estas extinções das linhas!!! demorava uma 1 hora vou demorar duas 2 horas para chegar no trabalho!!

Anônimo disse...

Esse transporte está uma vergonha, tiraram muitas linhas que não eram para tirar, adaptação que nada, vamos parar de se alegrar e de se contentar com pouca coisa, fora PeTralha!!

Blog do Arretadinho disse...

Prezado anônimo, você fez considerações de quem não utiliza o BRT, a sua fonte que te forneceu esses horários, está completamente desatualizada. Sugiro que deixe seu carro em casa e experimente o BRT, depois dê uma bronca na sua fonte por ter te passado informações erradas.
A propósito, ônibus lotado não é coisa de governo não, é obra do sistema capitalista. Desafio você a me dizer em qual cidade brasileira não tem ônibus lotado, nem nas que são governadas pelo PSDB.
Ah! Outra coisa, não vale citar nenhuma cidade cubana, viu?
Saudações fraternas, volte quando quiser

Tião Rocha Gama Leste disse...

O sistema é bom , mas está desorganizado.
Também não observei demora no horário de pico. No Gama esperei, até agora, no máximo 15min. Não raro ultrapassa os 10min, das 6h10 às 6h40. Já no terminal , acontece algumas coisas que demonstra desorganização. Tipo a plataforma esta lotada. Horário de pico, e eles colocam um ônibus não articulado. Fica complicado.
A falha no novo sistema consiste principalmente :
1-Ausência de horários estabelecidos;
2-Não atendimento a algumas áreas que tinha o serviço de transporte;
3-Concentração de mais passageiros na rodoviária, saturada com as várias linhas. Sendo dificultada a circulação de ônibus.
4 - Os onibus que não são do BRT, são antigos. Não tem horário definido , não atendem a demanda e as vezes mudam itinerário por conta própria.

Tiao Rocha - Gama leste