26 de ago. de 2014

Agnelo faz e Arruda põe na propaganda

O candidato impugnado José Roberto Arruda está prometendo fazer muita coisa. É impressionante a quantidade de obras que elenca nas suas propagandas eleitorais, entrevistas, debates, sabatinas e reuniões com a comunidade.
São obras de grande impacto, de extrema necessidade e que contam com ampla aprovação da população. A importância das obras é inegável e Arruda nunca deixa de falar nelas.

Só um detalhe: as obras mencionadas por Arruda já estão em andamento no governo Agnelo Queiroz. Por isso, quando Arruda fala da importância e da necessidade das obras que ele cita como se fossem dele, está, na verdade, elogiando e aprovando as obras de Agnelo.

Um exemplo é o Túnel de Taguatinga, que já está em fase de licitação com quatro empresas pré- selecionadas e cujo contrato será assinado ainda esse ano.

A construção da Via Interbairros, que ligará o Setor Policial Sul à Samambaia, é sempre citada por Arruda, mas está em andamento na atual gestão. O GDF já lançou uma PPP para execução da obra. Estão sendo analisadas as empresas que se apresentaram para a obra.

O candidato impugnado do PR também vive a falar dos seus planos para o metrô do DF. E, enquanto ele discursa, o governador Agnelo já viabilizou R$ 700 milhões em recursos federais, por meio do PAC, para construção de mais 2 estações em Ceilândia, 2 em Samambaia e 1 na Asa Norte. O projeto encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal.
Quando Arruda fala das obras de infraestrutura em Vicente Pires, o cinismo é ainda maior, já que ele sabe que em sua desastrada gestão nunca houve recurso em caixa para esta obra. O atual governou viabilizou R$ 418 milhões, novamente, junto ao governo federal por meio do PAC.

A obra de Vicente Pires se encontra em licitação com propostas a serem entregues no próximo dia 9 de setembro. O contrato será assinado em 2014.

O mesmo em relação ao Sol Nascente, cujas obras do Pró-Moradia II, de drenagem e pavimentação, já foram licitadas para os três trechos. No trecho 1, elas já estão em andamento. Nos demais, os contratos serão assinados ainda esse ano.
E as obras do Setor Habitacional Porto Rico? Arruda pode prometer o que for. Mas a verdade é que a licitação já está em andamento com início das obras em 2014, com recursos do PAC.

O mesmo para as obras do Buritizinho e Arniqueiras, cuja licitação será lançada ainda neste mês. Para a Ponte do Lago Norte, uma PPP foi lançada em dezembro de 2012 e já está aprovada pelo conselho de PPPs.
E ainda para a Saída Norte, que o candidato impugnado não cansa de citar, as obras já foram contratadas. Em outras palavras, Arruda parece acompanhar as obras em andamento, licitadas e que serão lançadas pelo governo Agnelo para montar suas propagandas eleitorais.

Arruda mente quando afirma que o recurso para as obras da EPTG e EPIG foi viabilizado por ele junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As negociações tiveram início em 2004.

A EPTG, cuja qualidade é contestada, consumiu também a verba para a duplicação da EPIG. Foi o atual governo que concluiu a obra mal planejada e mal executada por Arruda, que deixou por lá problemas de drenagem, sinalização e urbanização.

Por outro lado…
Arruda é campeão de obras inacabadas e de péssima qualidade em Mestre D’Armas e Arapoanga, em Planaltina. As obras são repletas de problemas jurídicos.

A construção do VLT, por exemplo, teve contrato anulado pela justiça por irregularidades, o que inviabilizou sua execução. Arruda também deixou inacabado o viaduto da W3 Sul, que foi concluído pelo governo Agnelo.
A compra de 12 trens pelo Metrô, financiados pelo BNDES durante o governo Arruda, também apresenta problemas. A Controladoria Geral da União (CGU) aponta irregularidades na licitação e superfaturamento.
fonte ceilandiaemalerta.com.br

Nenhum comentário: