30 de ago. de 2014

O orgulho de ser militante socialista

Foto de Glória Silva
*Por Glória Silva

Esse mês completou 3 anos que me juntei a milhares de jovens que acreditam em um país melhor com uma educação de qualidade para todos. 
Logo no inicio do ano de 2011 na minha nova escola de ensino médio, o glorioso Elefante Branco, me deparei com dois estudantes mobilizando para uma audiência do passe livre, escutei o que eles tinham pra dizer e quando terminaram só pude responder “ claro que vou, eu uso o passe livre para ta estudando aqui”.

Participei da audiência e vi que estava no lugar certo lutando pelos meus direitos. 

Algumas semanas depois vi os meninos do grêmio mobilizando para o Seminário Nacional de Educação da UBES eu não pensei duas vezes e fui logo ajudando eles com a mobilização, lembro que chamei uma galera e ainda fiquei ajudando com as palavras de ordem. Tudo aquilo era novo, interessante e a cada mobilização me identificava mais com aqueles jovens, até no dia que fui convidada a participar como secretária do grêmio estudantil Honestino Guimarães (olha a honra), topei na hora junto com uma amiga que seria vice-presidente.

E depois daí eu me interessava cada dia mais pelo grêmio, comecei a compreender melhor o que era o Movimento Estudantil, a UBES e UNE , Entidades com um histórico de lutas que fascina qualquer pessoa que tem vontade de mudanças. 

Depois disso tive os primeiros contatos com a galera da UJS, conheci a entidade, como ela se organizava dentro do ME, pelo que lutava, sua ideologia e o que defendia dentro da UBES e UNE. AAAH foi amor a primeira vista por essa entidade que na época tinha lá seus 27 anos de lutas. Não lembro bem o dia, mas no mês de agosto de 2011 eu me juntei aos mais de 100.000 jovens que estavam nas redes e nas ruas lutando pelo Brasil dos seus sonhos. 

E aí vieram as passeatas, as ocupações ao Congresso Nacional, as atividades distritais e nacionais onde pude conhecer estudantes dos quatro quatros do Brasil, conhecendo a realidade deles e compartilhando da minha, fiz amigos dos quais me trouxeram muitos aprendizados e que até hoje tenho um grande respeito e carinho. 

Foi com a UJS que fiz parte de varias conquistas para os estudantes, como a aprovação do Passe Livre Gratuito no DF (o que me trouxe para o ME), os 10% do PIB para educação, a aprovação do Estatuto da Juventude, a regulamentação da Meia Entrada, O Pré Sal para a educação, a aprovação do PNE e uma das nossas ultimas conquistas foi a criação de uma entidade distrital UESDF, entidade fruto dos nossos sonhos e da necessidade dos jovens da capital do país de serem verdadeiramente representados por uma entidade secundarista. 

E de todas as lutas a que me orgulho mais e a do dia que ocupei o Congresso Nacional com os colegas de escola e os companheiros do Grêmio Honestino pela aprovação da reserva de vagas para os alunos de escola pública, ter na cabeça que eu contribuí para que vários estudantes tivessem mais acesso ao Ensino Superior me faz sentir como uma cidadã que não só luta por meus direitos, mas pelo de varias outras pessoas.

E hoje com 3 anos de militância continuo na luta amando e mudando as coisas e com a plena convicção de que fiz a escolha certa, que estou no lugar certo e que participar do movimento estudantil deveria ser aconselhado a qualquer jovem nesse país. E a União da Juventude Socialista que no dia 22 de setembro completará 30 anos de muitas lutas e conquistas devo muito pela minha formação política e por tudo que sou hoje!

* Glória Silva é Diretora de Mulheres na empresa Ujs-DF

Nota do Blog:
UESDF - União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal
UJS - União da Juventude Socialista
UNE - União Nacional dos Estudantes
UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundarista
ME - Movimento Estudantil

Nenhum comentário: