3 de jan. de 2015

Aniversário da revolução cubana

ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CUBANA

1 DE JANEIRO

E já lá vão 56 anos do triunfo da Revolução Cubana de 1959. 56 anos de conquistas sociais, na educação, na saúde e na cultura.


Também já passou meio século do ilegal bloqueio económico por parte dos Estados Unidos que impede Cuba de se desenvolver completamente

Deviamos também de acabar com os velhos argumentos que nos querem vender e incutir os países capitalistas como o nosso sobre Cuba, constante manipulação de que o socialismo é o inimigo n°1 do capitalismo, com o qual não obteriam todo o capital que obtêem á custa de exploração, impostos, etc. Cuba por ser uma pequena ilha eles centram todos os seus esforços em bloquear económicamente Cuba e tentam fazer crer que o socialismo é "do pior" para que ninguém veja o seu sistema como uma referência, ou ao capitalismo como um lixo.

A verdade prevalece. Em muitos países vemos milhares de despejos por ano, milhões de desempregados, milhões no limiar da pobreza, pessoas mendigando nas ruas já é algo normal, um sistema de saúde entupido e casa vez mais privatizado, o sistema de educação cada vez para menos gente, para os ricos e não tão ricos assim que o possam pagar.

Tudo isto em Cuba é inimaginável e se assim fosse daria a volta ao mundo em menos de 24 horas. Cuba não será o país de máxima referência devido a todos os impedimentos que tem. Não é uma questão pessoal, é uma questão social, do sistema; "socialismo ou capitalismo".

Cuba é um Estado socialista dos trabalhadores, independente e soberano organizado por todos e para o bem de todos, como República unitáriae democrática, para o usufruto da liberdade política, justiça social, bem estar individual e colectivo e para a solidariedade humana.

A pequena ilha do caribe resiste e se mantém digna 56 anos após a Revolução e estes são algumas das suas conquistas:

- A Campanha Nacional de Alfabetização em Cuba foi uma campanha de alcançe navional impulsionada em 1961 pelo Governo Cubano para reduzir o analfabetismo e aumentar a percentagem da população escolarizada. A campanha iniciou-se em 1960 e acabou oficialmente em 22 de Dezembro de 1961, quando o Governo declarou Cuba, na Praça da Revolução José Marti, como Território Livre de Analfabetismo. No ano de 1961 é declarado o "Ano da Educação" na ilha.

- Estabeleceu-se que a educação deveria ser pública e gratuíta, sem distinções nem privilégios. Agora Cuba é o país com maior quantidade de professores per capita.

- Teve início com a generalização da educação primária. Abriram-se muitas escolas em muito pouco tempo. Conseguiu-se levar a educação aos locais mais recônditos do país.

- Primeiro país da América Latina e do Caribe a erradicar o analfabetismo. Território Livre de Analfabetismo ja há mais de 40 anos.

Com uma taxa de alfabetização próxima de 100% nos homens e mulheres, só comparável com a Islândia, Cuba é uma fábrica mundial de engenheiros, cientístas sociais e, claro, médicos.

- O ensino especial em Cuba regista 39.340 crianças e adolescentes com deficiência. Em 1959 eram 134.

- Apresenta uma taxa de mortalidade infantil de menos de cinco por cada mil nados vivos (46 em cada mil, faz 40 anos), a mais baixa das Américas e com uma esperança média de vida superior aos 80 anos.

A chave do sucesso é o impactante esforço da medicina preventiva implantada na ilha.

Dieta vegetariana, guerra ao consumo de tabaco, cultura desportiva, desenvolvimento biomédico, educação sexual e implementação de técnicas de relaxamento como o tai-chi. Doenças endémicas como a poliomielite, o tétano neonatal ou a rubéola, que fustigam sem piedade Haití, Jamaica ou a República Dominicana, foram erradicadas de Cuba faz décadas.

- Cuba dispõe de uma rede de mais de 12 mil instalacões destinadas ao serviço médico, que se caracteriza pela sua acessibilidade e gratuidade dos serviços e a sua orientação profilática.

- Cuba forma por ano mais médicos do que os que dispunha em 1959. Metade deles vem de países da América do Sul formar-se na pequena ilha.

O sector conta com quase 500 mil trabalhadores, para um sistema que inclui 11.492.000 consultórios, 152 hospitais, 452 policlínicos, 126 clínicas estomatológicas, 126 lares peemanentes para idosos, 142 maternidades, 228 casas de repouso para idosos e 13 institutos que oferecem serviços de assistência, ensino e investigação.

- Tem o melhor número de médicos por habitante do mundo. Possui o dobro dos médicos de Inglaterra para uma população 4 vezes menor, segundo o “The Guardian"

- A cada minuto morre no mundo uma criança com diabetes (200 cada dia). Em Cuba, apesar do criminoso bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, faz anos que não morre um menor por essa patologia.

- Único país livre de desnutrição infantil na América Latina e do Caribe.

- Nicholas D. Kristof, jornalista norte-americano especializado em coleccionar prémios Pulitzer, assinalava no The New York Times que se os EUA tivesse um sistema de saúde como o cubano, salvaria cada ano 2.212 bebés de uma morte certa.

- Cuba figura entre os primeros países a aplicar as células estaminais.

- Com 36 projectos de investigação e 24 produtos biotecnológicos em testes para o tratamento do cancro, Cuba inicia-se no desenvolvimento de imunoterapias, que destaca como a segunda causa de morte no país caribenho (só Cuba diagnostica uns 30.000 casos novos cada ano, e por causa disdo morren 20.000 pessoas). “Cada vez é maior a taxa de cura, e inserção social dos pacientes com doenças malignas”, disse o doutor Agustín Lage Dávila, director do Centro de Imunología Molecular (CIM), durante a sessão de abertura do Congresso Oncología Habana 2009.

Uma das primeiras medidas foi a Lei da Reforma Agrária, que prescreveu o latifúndio com a nacionalização das propriedades com mais de 402 hectares e entregou a terra a dezenas de milhares de camponeses.

- Cuba fez progressos significativos para promover a segurança alimentar e assegurar o acesso aos alimentos, especialmente a los grupos vulneráveis.

- Cuba é o único país do mundo com "desenvolvimento sustentável". Com desenvolvimento humano graças ao seu alto nivel de alfabetização e sistema de saúde a esperança de vida é bastante elevada. O seu baixo nível de consumo e o seu respeito pela natureza fazem dela o único país do mundo que respeita completamente a ecología .

- Segundo a ONU Cuba é o único país das Américas sem problemas de drogas, apesar de que a sua situação geográfica a situe num dos pontos com mais problemas droga e narcotráfico. Graças á vontade do seu governo e do seu povo não existem problemas de drogas.

- Incorpora na constituição o artígo 52 que diz: “Todos tem direito á Educação Física, ao desporto e á recreação.”

Cuba é hoje em dia um dos países da América Latina com mais e melhores desportistas.

Cuba é uma pequena ilha, no meio do mar do caribe, tão pequena que ninguém imaginaria que tenha conseguido tanto,o seu Povo tem convicções profundas, arreigadas, tem na sua estirpe, o sangue revolucionário, tem a tradição de mais de 200 anos de luta pela emancipação nacional, pela liberdade. Sinto-me imensamente orgulhosa de ser Cubana, de defender os ideais do meiu país, de defender a revolução cubana, muitos me rotulam de comunista, tenho amigos que não compartem comigo as minhas ideias, mas ninguém vai mudar o meu modo de ver Cuba, ninguém tira de mim o que sinto, ninguém muda o que acredito, ninguém vai mudar o tanto que amo Cuba e o amor pelas Vitórias da Revolução Cubana.

Yissell Ríos Sarabia.

Da parte de todo o staff da página, fazemos nossas as palavras na nossa compañera administradora.

Feliz aniversário Cuba

VIVA A REVOLUÇÃO... PARA SEMPRE!

Nenhum comentário: