17 de jan. de 2015

Criada comissão para defender parque no Gama

Gilmar Santos fala à platéia atenta
Clique para ampliar
Foi criada a Comissão Independente de Defesa do Parque Urbano e Vivencial do Gama

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Foi realizada na tarde deste sábado (17) uma reunião, aberta à comunidade local, para formalizar a criação da Comissão Independente de Defesa do Parque Urbano e Vivencial do Gama (PUVG) que tem, entre outros, o objetivo de trabalhar mais objetivamente a implantação do PUVG.

O parque que sofre com diversas formas de agressão, sendo a principal delas, a invasão com edificações de igrejas católica e evangélicas, uma loja maçônica e dois estacionamentos, sendo que um deles, fica em frente a uma igreja evangélica que é dirigida pelo conhecido pastor Natanael. O detalhe é que, ao lado da igreja, existe um estacionamento público distante cerca de cinco metros da igreja.

O estacionamento foi construído graças ao "empenho" do deputado distrital Chico Vigilante (PT), através de uma emenda parlamentar de R$ 100.000,00, ano passado.

A mesa diretora da reunião foi formada por Flávio Pinheiro, Alex Ribeiro, Israbel Carvalho, Valdeci Caciano, Rosângela Rico, Marcio Carneiro, Cirene, Dra. Júlia, Higor Alves, Júlio Rocha, Luis Maurício, João Breyer, Marcos Tadeu, Ailton Miranda, Juan Ricthelly, Joaquim Dantas e Valéria Leite.

A mesa diretora
Clique para ampliar
Em uma breve palestra o biólogo Gilmar Santos, morador da cidade desde 1979, demonstrou a sua indignação com o estado degradante em que se encontra o parque.

Na sua opinião o poder público tem responsabilidade pelas agressões que o local vem sofrendo, porque permitiu a instalação e permanência das edificações de grupos religiosos e por ter ele mesmo, o poder público, ter agredido diretamente ao construir estacionamentos e ciclovia em toda extensão do parque.

Gilmar salientou ainda que também falta educação ambiental à população, coautora dessas agressões quando deposita lixo e diversos tipos de entulhos. Enfatizou ainda que a população precisa se conscientizar da importância que o bioma do PUVG tem para todos.

O biólogo sugeriu que a população reivindicasse com maior veemência, ao poder público, que cuide mais dos espaços públicos da cidade, citando o exemplo do arquiteto gamense, Ariomar da Luz Nogueira.

O arquiteto Ariomar da Luz Nogueira, 62, é morador do Gama e autor de 22 esculturas espalhadas pela cidade. 
Alex Ribeiro, um dos diretores do
Conselho Comunitário do Setor Norte
(Ccsn). Falando à platéia
Clique para ampliar
Recentemente o site IMAGINE, da jornalista Larissa Souza, fez uma matéria sobre as obras do arquiteto na cidade.

Em um determinado trecho a jornalista escreveu: "O artista se orgulha das obras que foram feitas para trazer beleza e preservar a cidade de construções desordenadas, os monumentos do arquiteto também homenageiam os moradores. No entanto entristece-se ao notar que os monumentos estão “totalmente largados”, como diz Ariomar. “É muito triste, não foram eles que fizeram”, queixou-se o arquiteto que conclui sua afirmação dizendo que “monumentos são obras eternas”.

Gilmar finalizou sua fala conclamando a todos: " Se temos que realmente levantar essa bandeira, precisamos fazer uma ação conjunta e não ficar apenas no Facebook". A palestra de Gilmar foi bastante proveitosa e reveladora, como a declaração do palestrante de que o maior aquífaro do Centro-Oeste fica na área da Cargil, entre o Catetinho e a Cidade de Santa Maria.

Outro ativista ambiental que fez uso da palavra foi Alex Ribeiro, um dos diretores do Conselho Comunitário do Setor Norte (Ccsn).

Nery Moreira da Silva
clique para ampliar
Alex chamou à atenção de todos para as inúmeras agressões que o parque vem sofrendo há anos, como a rodoviária que quase foi construída no governo Roriz e as edificações atuais. O conselheiro lembrou que brota água em todo o parque com apenas 30cm de escavação.

A grande maioria das pessoas que fizeram uso da palavra demostraram insatisfação com as obras de uma espécie de centro poliesportivo, iniciadas no final do governo de Agnelo Queiroz em frente a quadra 2 do Setor Norte e do campo de futebol sintético, que está sendo construído pela loja maçônica com fins lucrativos.

A falta de diálogo dos governos anteriores com a população do Gama foi outra reclamação recorrente na reunião. Foi lembrado que, nas chamadas Audiências Públicas realizadas, o governo já chegava com projetos prontos e os colocava para a comunidade aprová-los, ou não.

No final da reunião todos fizeram
uma reflexão ecumênica
Clique para ampliar
Outro fato relembrado na reunião foi a divulgação, em 2014, de um projeto da Secretaria de Habitação para a construção das quadras 3 e 4 dentro do PUVG, que só não foi consumado graças aos ativistas da cidade, que acionaram inclusive o Ministério Público para barrar a empreitada orquestrada pelo ex-deputado federal, Geraldo Magela.

Para a presidenta do PSB do Gama, Valéria Leite, embora a comissão seja apartidária, ela é composta por militantes de diversos partidos, que agora se unem em prol das causas que beneficiam o coletivo social. Ela lembrou que todas as demandas discutidas pela comissão serão encaminhadas a direção do partido em Brasília e que vão ser repassadas ao governador Rodrigo Rollemberg.

Valéria disse ainda que acha "vergonhoso ter que reunir pessoas para lutarem por coisas que são obrigações do gestor público".

Para Nery Moreira da Silva, que  exerce o Cargo de Administrador Regional do Recanto das Emas e comanda, interinamente, também, o Cargo de Administrador Regional do Riacho Fundo II, Gama e Santa Maria, "o estrago está feito, temos que fazer desse limão uma limonada", referindo-se às obras do centro poliesportivo no PUVG, disse ainda que "o processo é irreversível".

Nery ponderou, no entanto, que o governador quer fazer uma gestão compartilhada, que faz questão de ouvir as as demandas da população.

O advogado Juan Ricthelly comunicou que vai entrar com uma ação popular no Ministério Público pedindo o embargo das obras e a retirada das edificações construídas ilegalmente no parque.

Flávio Pinheiro, ao término da reunião, conclamou a reativação imediata da Agenda 21 do Gama.

Nenhum comentário: