21 de jan. de 2015

Maria Antonia já defendeu a doação do Parque Urbano no Gama

Parque Urbano e Vivencial do Gama
Em 2008 a recém empossada administradora do Gama defendeu a doação do Parque Urbano e Vivencial do Gama.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Ao tomar conhecimento da indicação da professora Maria Antonia para ser a administradora do Gama, que concorreu ao cargo com o pastor que mantém uma igreja invasora no Parque Urbano e Vivencial do Gama (PUVG), eu escrevi que não precisaríamos mais "orar e vigiar", por conta da derrota do pastor, precisaríamos apenas torcer e vigiar para que a nova administradora faça uma boa gestão.

Não mudei de opinião mas acrescento que devemos muito mais que vigiar. Explico:

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma Audiência Pública dentro do PUVG no dia 10/10/2008, com o objetivo de ouvir a sociedade quanto ao Projeto de Implantação do parque.

Ao falar em nome do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Distrito Federal, a professora defendeu a doação da toda área do parque para instituições como a maçonaria, Lyons Club e Rotary. Defendeu também a permanência dos chacareiros invasores que continuam no local.

Para defender essa posição ela cita o caso do Sr. Oliveira, um chacareiro que invadiu o local mas estava disposto a sair. O problema é que ele não tinha para onde ir e pleiteava um lote na Vila Roriz. O governo (Joaquim Roriz) prometeu o lote mas não cumpriu a promessa e o Sr. Oliveira ficou na rua da amargura. Conseguiu um emprego de caseiro em uma fazenda no estado de Goiás e faleceu recentemente vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "Como o Marcos disse, ninguém sabe de quem é esse terreno. Uma hora é do Banco do Brasil, outra hora é do Governo. São tantos donos, e o Poder Público, com a sua omissão, deixa sempre as pessoas se instalarem, construírem suas vidas, suas famílias, sem saber por que. E depois vem o Poder Público, que foi omisso, como no caso do Sr. Oliveira, e arranca este como se ali não vivessem seres humanos com suas famílias. Porque o caso do Sr. Oliveira foi vergonhoso para o Poder Público"

Embora tenha se posicionado em defesa do meio ambiente, Maria Antonia defendeu também a permanência dos invasores, inclusive a de uma instituição de "amparo" aos idosos, sugerindo que eles é quem deviam cuidar do parque, reafirmando sua posição quanto a doação do espaço: "Declaro aqui que precisamos nos preocupar com o meio ambiente, mas não deveríamos ter deixado essas pessoas se instalarem. Hoje, como disse a Maria José, os idosos estão entre as grades, mas não acredito que essa grade seja a grade da opressão, mas que seja a grade de uma disciplina. O Gama precisa de um parque de lazer, de um parque de diversão, e ninguém melhor do que os idosos, que já fizeram isso a vida toda, para cuidar desse parque e das crianças". Disse a professora

Mais adiante ela sugere que os deputados se mobilizem para que outras instituições sejam beneficiadas com as doações: "Srs. Deputados, sei que V.Exas. não têm poder, conforme o Deputado Cabo Patrício muito bem disse, para fazer destinação de área, mas podem trabalhar junto ao Governo para que essas áreas sejam cedidas aos clubes de serviços, que hoje fazem um trabalho do Estado, como a Maria José disse. O trabalho do Estado hoje nós fazemos, o Lions, o Rotary e a Maçonaria, e não temos um local para trabalhar. Que esses espaços ociosos, com esse projeto que já está tramitando, sejam doados aos clubes de serviços que não têm seu espaço para trabalhar e que nos seja dada a responsabilidade de sermos os guardiões do Parque Vivencial Urbano". Disparou a atual administradora.

Pois bem, se teríamos que vigiar para que mais igrejas não invadissem o PUVG, caso o pastor vencesse a disputa, agora o que temos é "uma luz vermelha acesa no painel de controle". Baseado nas palavras da administradora, parece que as possibilidades de mais grupos se instalarem no parque foram ampliadas.

Não sei quanto a você, leitor, mas eu continuo acreditando na capacidade das pessoas evoluírem, de mudarem para melhor. Espero que o tempo que separa o discurso feito pela professora e os dias atuais, a tenham feito refletir e mudar de opinião. Enquanto isso....Vigiai...

Para constar:
O respectivo registro de áudio está disponível na DTAP (Divisão de Taquigrafia e Apoio ao Plenário-fone 3348-9249) , em meio eletrônico, e pode ser obtido pessoalmente, uma vez que, em decorrência do tamanho do arquivo, não é possível transmiti-lo por e-mail.

O vídeo referente a esta audiência encontra-se disponível no Setor de Arquivo. O arquivo está em formato CV-CAM e na CLDF não existe equipamento para leitura. Maiores informações sobre como ter acesso a fita podem ser obtidas diretamente no Setor de Arquivo, com o servidor Junior. Os telefones de contato são 3348-8378 e 3348-9228.

Nenhum comentário: