17 de abr. de 2015

Aldo pedirá que Anvisa teste vacina contra dengue

Aldo Rebelo pedirá autorização à Anvisa para que sejam feitos testes com a vacina contra dengue

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, anunciou nesta sexta-feira (17), que vai encontrar-se pessoalmente com a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, para que seja autorizado pela Agência, o quanto antes, a terceira fase de testes clínicos da vacina contra dengue pelo Instituto Butantã, onde foi feito o anúncio após reunião com pesquisadores do Instituto.

“Ao chegar a Brasília na segunda-feira, (20), vou procurar o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pedir a ele as explicações e ponderações, que devem ser levadas em conta para que a população possa ser beneficiada com as providências que precisam ser tomadas,” disse o ministro Aldo Rebelo.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Butantan, responsável pelas pesquisas, poderá disponibilizar imediatamente 13 mil doses da vacina para o estudo antecipado, que será feito em ambiente controlado e aprovado pelas autoridades médicas e sanitárias. Serão imunizados voluntários em locais de alta incidência da doença. A pesquisa é feita em parceria com a Universidade de São Paulo, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e com o Instituto Adolfo Lutz.

A vacina está sendo estudada há sete anos e uma das vantagens é a dose única, que facilita a adesão. Além disso, destacou que os testes feitos na segunda fase demonstraram segurança, causando como efeito colateral apenas vermelhidão. 

Durante o encontro, Aldo Rebelo informou ainda que o ministério está fazendo análise para detectar quais os maiores entraves burocráticos que atrapalham as atividades científicas e pesquisa no país. “Pedi que cada secretaria entre em contato com as instituições de pesquisa e identifique os obstáculos. Minha ideia é que tenhamos um prazo de 60 a 90 dias para elaborar um relatório, e a partir daí, pedir as providências necessárias.”

O ministro participou da entrega do Prêmio Fundação Butantan aos pesquisadores da instituição.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: