19 de mai. de 2015

Ordinarius, um sexteto nota 10

Grupos vocais são raros na música atual e os poucos que existem geralmente não conseguem ganhar destaque significativo. 
O simpático sexteto Ordinarius tem tudo para fazer – e faz – diferente. Com técnica impecável e muita irreverência, eles conseguiram criar versões interessantíssimas de clássicos da música popular brasileira

SOBRE
O sexteto vocal ORDINARIUS tem um repertório variado, e a voz como instrumento principal. Os arranjos inéditos e exclusivos são do diretor musical Augusto Ordine. O repertório é em alguns momentos executado a cappella (sem a utilização de instrumentos) ou enriquecido com instrumentos como violão, cavaquinho e percussões variadas. Abrange o cancioneiro popular nacional e internacional, desde o pop americano de Stevie Wonder, o rock dos Beatles, até a bossa nova de Johnny Alf, o choro de Ernesto Nazareth e o samba de Gilberto Gil.

Com o repertório do primeiro CD, considerado pelo site “O Embrulhador” como um dos melhores discos de música brasileira do ano de 2012, realizaram shows em diversos espaços no Brasil e na Europa. Os clipes do grupo já somam mais de 300 mil visualizações no Youtube e são responsáveis pelo crescente número de fãs do grupo pelo mundo afora. O clipe da música “As long as you love me”, famosa nas vozes dos Backstreet Boys, foi recomendado pelo próprio grupo americano em postagens no Twitter e Facebook, ajudando a aumentar a popularidade da versão brasileira, que chegou a ser incluída na trilha sonora internacional da novela Salve Jorge, da Rede Globo.

Nos últimos anos, além dos shows de lançamento do primeiro CD, o grupo estreita sua relação com o público através das redes sociais, tendo como mote os já citados projetos audiovisuais elaborados para circulação na internet. Além de “As long as you love me”, alguns dos outros clipes foram “Ladeira da preguiça”, de Gilberto Gil, “Baião de quatro toques”, música de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, com imagens da viagem do grupo pela Alemanha, “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, que conta com a participação em vídeo de vários fãs, e diversos clipes de apresentações ao vivo.

O ORDINARIUS tem como proposta difundir um repertório de qualidade, independente do estilo musical, por meio da música vocal. O show do grupo é uma oportunidade de assistir a uma performance musical de excelência, maravilhar-se com as características que só a música vocal tem e, acima de tudo, divertir-se cantando junto com o grupo.

HISTÓRIA
Entre 2010 e 2011, o sexteto realizou uma turnê pelas escolas SESI do estado do Rio de Janeiro, com uma série de concertos didáticos idealizados pelo “Programa Repertórios” de educação musical. Com este espetáculo, que contava com concepção teatral, o sexteto visitou treze cidades.

Em 2012, competindo com novos grupos vocais de todo o Brasil, o grupo foi segundo colocado no Concurso Nacional de Grupos Vocais promovido pelo evento Brasil Vocal, no CCBB-RJ. No mesmo ano, o grupo lançou seu primeiro CD, considerado pelo site Embrulhador como um dos 100 melhores discos brasileiros do ano e pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira. Os shows de lançamentos aconteceram na Sala Baden Powell e no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro.

Em 2013 o sexteto realizou uma turnê pela Alemanha, apresentando-se na Brot Fabrick (Frankfurt) e realizando workshops de música brasileira. No mesmo ano, realizou duas temporadas de shows no Parque das Ruínas, apresentou-se no Centro de Referência da Música Carioca, abriu o show do Quarteto em Si, dentro do Festival Brasil Vocal, no CCBB, cantou no Rock in Rio e participou da webserie “Mais Vinicius, por favor”, produzida pela produtora Coverflow para o Multishow.


Making of da gravação de "André de sapato novo", choro de André Victor Correa. Esta e outras estão nosso "Rio de Choro", que terá em breve seu lançamento digital divulgado por aqui. Aguardem notícias!
Posted by ORDINARIUS on Segunda, 18 de maio de 2015

Nenhum comentário: