24 de ago. de 2015

Ceilândia tem tradição em comida nordestina

O Rei do Mocotó é um dos pontos mais visitados na feira
Dois locais na Feira Permanente da Ceilândia que são tradicionais em servir comida nordestina

Da Ceilândia
Joaquim Dantas
Para o Bloco do Arretadinho

Acredita-se que a Ceilândia tenha a maior população nordestina do Distrito Federal, que cultivam não só as tradições musicais e festeiras da região Nordeste, mas também da gastronomia nordestina.

A Feira Permanente da Ceilândia é um centro de compras popular onde pode-se encontrar quase de tudo, roupas, frutas e legumes, chapéus de couro e, principalmente, a mais genuína gastronomia regional nordestina.

Neste cenário destacam-se dois pontos comercias da feira, o "Rei do Mocotó" e o "Kome In Pé". Ambos servem pratos como buchada de bode, dobradinha, galinha de cabidela e outra tantas iguarias tradicionais do nordeste brasileiro.

A culinária nordestina é fortemente influenciada pela suas condições geográficas e econômicas ao longo da história, assim como pela antiga mistura das culturas portuguesa, indígena e africana, iniciada ainda no século XVI. As comidas quase sempre têm como ingredientes produtos vegetais - muitas vezes cultivados pelos índios desde muito antes da colonização portuguesa -, carnes de gado bovino e caprino, peixes e frutos do mar, variando bastante de região para região, de acordo com suas características peculiares.

O Kome Im Pé fica ao lado do Rei do Mocot´
clique para ampliar
Entretanto, considera-se que a maior influência é a africana, que se estende principalmente pela costa de Pernambuco à Bahia. No restante da costa e no interior, há menos influência da culinária africana. Na costa, são comuns os mariscos, e, em toda a região, as frutas tropicais.

Recentemente eu assistia a um desses programas de culinária na TV, quando uma chefe de cozinha paulista ensinava a preparar uma moqueca de caju, o curioso é que a chefe atribuía a autoria do prato a ela mesma.

O livro 500 Anos da Culinária do Brasil, distribuído pelo Gripo Pão de Açúcar durante as comemoração dos 500 anos do Brasil, desmente a desavisada cozinheira. O livro foi escrito baseado nas informações contidas nos livro de culinária das famílias abastadas da época. Era comum as famílias anotarem as receitas que iam sendo criadas no dia a dia.

Uma dessas anotações conta que Duarte Coelho, quando era o donatário da Capitania Hereditária de Pernambuco, estava farto dos pratos tradicionais servidos a ele diariamente, mandou chamar seu cozinheiro francês e ordenou-lhe que criasse um prato inusitado e que surpreendesse o governante português. O cozinheiro então, vendo a fartura das frutas da região e encantado com quantidade de cajueiros, resolveu criar a moqueca de caju, prato que muito agradou ao seu chefe.

Na Feira da Ceilândia não tem erro, as receitas são todas originais, se puder, vale a pena conferir

Serviço

Endereço:
Q CNN 02 Área Especial Feira Central de Ceilândia, 
Ceilândia - Brasília DF

Rei do Mocotó
Restaurante Brasileiro
Feira da Ceilândia, Box 405 
Não aceita cartões

Kome In Pé
Feira da Ceilândia, Box 401 
Restaurante Kome In Pé
Não aceita cartões

Nenhum comentário: