9 de ago. de 2015

Pilotos treinam para campeonato de voo livre em Brasília

Brasília recebe o Campeonato Internacional Open de Voo Livre
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Cerca de 40 pilotos treinaram neste sábado (8) para o Campeonato Internacional Brasília Open de Voo Livre, que começa neste domingo (9) e vai até o dia 15. 
Segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o evento vai reunir pelo menos 45 dos melhores pilotos do mundo.

O piloto gaúcho Mário Feliski voou duas horas e oito minutos em uma velocidade média entre 30 quilômetros por hora (km/h) e 40km/h do ponto de partida, no Vale do Paranã, município de Formosa, em Goiás, até a Esplanada dos Ministérios, ponto de pouso. Segundo Feliski, fazer esse percurso requer experiência. “Há muita térmica, vento forte, turbulência. Tem que ser piloto de nível três em diante para voar aqui”, disse ele, que foi campeão gaúcho cinco vezes e vice-campeão brasileiro.

O campeonato começa a valer amanhã. Hoje, dos cerca de 40 pilotos que saíram de asa delta do ponto de partida, apenas cinco chegaram ao destino final, os outros pousaram em outros locais mais próximos.

Em linha reta, pelo céu, são 72 quilômetros da rampa de decolagem até o local de pouso, mas os pilotos precisam passar por pilões, que são pontos determinados no campeonato. Os pousos serão feitos na região central de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, perto da Rodoviária do Plano Piloto, nos dias 9, 10, 13, 14 e 15, por volta das 14h30.

Nenhum comentário: