13 de set. de 2015

Quem dorme pouco, adoece mais

Segundo estudo, quem dorme pouco tem quatro vezes mais chances de adoecer
No mês passado, já havíamos falado sobre a relação entre dormir pouco e se sentir menos feliz e menos inteligente, conforme você pode conferir neste link. Agora, uma nova pesquisa mostra que você deveria levar ainda mais a sério essa história de ter horas de sono suficientes, caso já não o faça. Isso porque há uma relação direta entre dormir pouco e ser mais propenso a ficar doente.

Sheldon Cohen, um pesquisador da Universidade Carnegie Mellon, no estado americano da Pensilvânia, descobriu em 2009 que horas de sono insuficientes estão associadas a uma maior chance de se pegar um resfriado. Agora, com a ajuda de pesquisadores de outras instituições, ele foi capaz de provar que dormir pouco está diretamente associado a um maior risco de se ficar doente.

A prova está no artigo publicado recentemente no jornal científico Sleep, especializado em pesquisas relacionadas ao sono. No texto, os pesquisadores explicam como usaram medições do tempo de sono de 164 voluntários com diversos históricos diferentes – fumantes, temperamentais, consumidores de álcool e com diversos níveis de estresse – para chegar a essa conclusão.

Dormir faz bem
Em vez de privar os pacientes do estudo de suas horas de sono habituais, os cientistas permitiam que eles dormissem normalmente. As horas de sono de cada um foram registradas continuamente por uma semana para se determinar uma média. Então, os voluntários foram todos aquartelados em um hotel e receberam o vírus comum da gripe através de uma solução pingada por suas vias nasais.

Eles então foram monitorados por mais uma semana, tendo amostras de muco nasal colhidas diariamente durante esse período. Os indivíduos que dormiam menos de seis horas por dia ficaram 4,2 vezes mais propensos a adoecer do que os que tinham mais de sete horas de sono diariamente, independente de a pessoa fumar, beber ou estar com altos níveis de estresse.

Quem dorme menos de cinco horas por dia tem 4,5 vezes mais chances de adoecer, de acordo com o estudo. Raça e nível de educação ou de renda das pessoas que participaram do experimento também não influenciaram o resultado tanto quanto o tempo de descanso. Com isso, os pesquisadores esperam que as pessoas deem mais atenção ao sono como fator para manter uma boa saúde, além de dietas e exercícios.

do Mega Curioso

Nenhum comentário: