1 de out. de 2015

Ana Maria, a minha candidata para o Conselho Tutelar

É preciso eleger pessoas, para o Conselho Tutelar, que estejam comprometidas com os direitos da criança e do adolescente. Ana Maria é uma delas.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Em Animus Narrandi

Para votar em uma pessoa que seja candidata a qualquer cargo eletivo, devemos estar cientes da trajetória de vida do candidato(a) para que tenhamos certeza de que ele(a) vai nos representar bem na função após ter sido eleito(a).

As eleições para o Conselho Tutelar ocorrerão em todo o Brasil no próximo domingo (4) e Ana Maria, que concorrerá a reeleição com o nº 020119, na cidade do Gama, é a minha candidata e a que eu recomendo as pessoas que depositem o seu voto, porque tenho acompanhado o trabalho que ela vem realizando na cidade em defesa do direito da criança e do adolescente.

Quando o assunto é criança e adolescente um "bom conselho" é fundamental e um bom Conselho Tutelar é formado por pessoas como Ana Maria.

Ana Maria da Mata Soares, Caçula de uma família de 7 filhos, é casada, brasiliense, mãe de três filhas. Formada em pedagogia, é orientadora educacional, supervisora pedagógica e professora. 
Cursou toda educação básica em escolas públicas do Gama-DF ( EC 04, CEF 05 e CEM 02). Durante muitos anos atuou profissionalmente na orientação educacional em renomadas escolas da rede privada de ensino do Distrito Federal.

Atualmente, como conselheira tutelar na cidade , em segundo mandato, tem cumprido com dedicação e muito estudo a sua missão de garantir e assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.  

Participou  e coordenou  a  implementação do projeto : dia 18 de maio ( dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ), com a caminhada que virou referência na nossa cidade; foi conselheira do FUNDB, faz parte da mesa do FÓRUM COMUNITÁRIO E DE ENTIDADES DO GAMA; ministrou palestras em diversas escolas publicas e privadas sobre os  Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes l; compôs duas mesas no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, MPDFT-DF, debatendo a violência sexual contra a criança e o adolescente, compôs a mesa  “Reafirmando o ECA nos seus 24 anos” - Mesa de Debates 01 “ECA e Sistema de Garantias que contou ainda com as participações de Benedito Rodrigues dos Santos (Universidade Católica de Brasília) e da moderadora Vera Lúcia Rodrigues Fernandes, Subsecretária de Proteção à Crianças e Adolescentes.

O que é um Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é a instituição responsável por exercer a função de  vanguarda na aplicação de medidas especiais para a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes; é uma instituição privilegiada pela proximidade física, legitimação social, conhecimento da realidade cultural das crianças, dos adolescentes, das famílias, da sociedade e de rede de atendimento, capaz de apreciar os casos concretos e empreender mais celeremente as providências aptas a preservar ou restabelecer direitos de crianças e adolescentes porventura ameaçados ou violados. Dessa forma, o Conselho é formado por 5  conselheiros, conhecedores da verdadeira realidade e necessidades das crianças e dos adolescentes de sua cidade, escolhidos pela própria comunidade, renovados a cada 4 anos. O voto é facultativo e o cidadão poderá votar em 1 candidato, para tanto, basta comparecer ao local de votação portando um documento de identidade com foto e o título de eleitor.

Por conhecer o excelente trabalho realizado por Ana Maria eu gostaria de contar com o seu voto, de seus familiares e de seus amigos nesse pleito de participação popular.

 Então, exerça o seu direito de cidadão, para melhor atuação do Conselho Tutelar da nossa cidade, é preciso participar. Venha com a gente nessa campanha de melhorias para esse órgão de suma relevância na defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Locais de votação no Gama:
CEM 02 e CG

Nenhum comentário: