24 de nov. de 2015

“Que Deus abençoe a Samarco”, diz presidente da Assembleia capixaba

Deputado Theodorico Ferraço (DEM) recebe diretor da mineradora, elogia histórico da empresa e deseja que ela “continue dando muita felicidade ao povo do Espírito Santo”

Por Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)

O jornal Século Diário divulgou um vídeo gravado na terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, entre deputados estaduais e um diretor da Samarco, Roberto Carvalho. O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), chega a pedir para Deus abençoar a Samarco:

– Voltem sempre, estamos aqui à disposição dos senhores, que Deus abençoe a Samarco e ao povo, que está em sofrimento neste momento. Sabemos dos compromissos da empresa com o Espírito Santo e com o Brasil. Desejamos que a Samarco possa sobreviver e dar muita felicidade ainda ao povo do Espírito Santo.

O diretor comercial da empresa, Roberto Carvalho, aparece no vídeo dizendo que nunca houve um acidente desse tipo no mundo. “Com o rompimento integral da barragem, parece que não”, afirma, em resposta ao presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Rafael Favatto (PEN).

Outro vídeo mostra o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) questionando duramente o diretor: “Vocês são criminosos“. “Não dá para entender como uma empresa como a Samarco pode estar surpresa”, afirmou. “Vocês destruíram um rio, mais de mil quilômetros de rio, toda uma história de vida de pessoas, e vão dizer que estão surpresos? Em todo lugar que vocês chegam constroem e dane-se quem estiver na frente?”

O diretor responde que não são conhecidas as causas e que a barragem não sinalizava “hora nenhuma” que poderia se romper. Ele afirma que a prioridade no momento é humanitária, “tratar o impacto nas pessoas, trabalhadores da Samarco, pessoas da comunidade, para depois atacar essa questão da causa e da responsabilidade”.


Nenhum comentário: