4 de nov. de 2015

SSP realiza Fórum Preparatório da Conferência de Segurança

SSP abre inscrições para o Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública
Segurança Pública convida moradores do DF a pactuarem iniciativas de prevenção que serão executadas dentro do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social está com convocatória aberta para participação no Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública, a ser realizado no dia 25 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O objetivo do fórum é mobilizar e articular os conselhos comunitários de segurança e os movimentos sociais sobre o processo de participação dentro das ações de prevenção que serão executadas dentro do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.

Hoje a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social é responsável por executar quatro programas de prevenção: Picasso Não Pichava, Esporte à Meia-Noite, Pátria Amada e Segurança com Cidadania. A proposta é amplificar as ações com o reforço das outras pastas de governo, articulando as iniciativas existentes para que tenham um mesmo foco e sigam uma metodologia capaz de ter resultados mais efetivos.  “Estamos trabalhando nas ações de prevenção há seis meses junto com as forças de segurança, a sociedade civil e as outras secretarias. É consenso de que as ações de prevenção à violência e enfrentamento a vulnerabilidades criminais devem ser casadas”, comenta a subsecretária da Segurança Cidadã, Márcia de Alencar.

A participação no Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública está aberta a qualquer morador do Distrito do Federal, basta que o interessado preencha a ficha de inscrição disponível aqui. As inscrições se encerram no dia 24 de novembro. Na ocasião, será apresentado o Plano de Ação do Programa Cultura de Paz - 2016-2018, voltado às iniciativas de prevenção do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.

No evento, o governador Rodrigo Rollemberg assinará o Decreto de Criação do Conselho Distrital de Segurança Pública - CONDISP, órgão colegiado que acompanhará e fiscalizará as iniciativas do programa a partir de quatro eixos: combate aos crimes contra a vida, combate aos crimes contra o patrimônio, aumento da confiança nas instituições e promoção de serviços de prevenção à violência.

Durante o Fórum Preparatório, também será realizada a cerimônia de posse dos novos membros dos conselhos comunitários de segurança (Gestão 2015 /2017). Eleitos no dia 12 de setembro deste ano, os conselheiros são responsáveis por encaminhar críticas, reclamações e sugestões da comunidade ao poder público.

No período da tarde, os presentes participarão de grupos de trabalhos com os movimentos sociais que alinharão os procedimentos de todos os Consegs do Distrito Federal, assim como a comunicação destes com os órgãos de segurança pública, e como resultado será construído a Carta da Cidadania que será apresentada na plenária final do Fórum.

Programação:

Dia 25/11/2015

 8h30 - Credenciamento dos participantes

 9h30 - Abertura oficial 

10h30 - Entregas da Política de Prevenção do Viva Brasília: nosso pacto pela vida  

            Apresentação do Plano de Ação do Programa Cultura de Paz - 2016 - 2018      

            Assinatura do Decreto de Criação do Conselho Distrital de Segurança Pública - CONDISP

            Posse dos membros da Conselhos Comunitários de Segurança Do Distrito Federal - Gestão 2015-2017

12h30 - Intervalo

14h30 - Grupos de Trabalho para elaboração da Carta da Cidadania a ser pactuada entre os Conselhos Comunitários de Segurança e os Movimentos Sociais

17h30 - Plenária para aprovação da Carta da Cidadania 

18h30 - Encerramento com atividade cultural

Fonte GDF

Nenhum comentário: