18 de jan. de 2016

Governo do MA aumenta em 16% o número de cirurgias

Equipe médica realiza cirurgia urológica de alta complexidade no Hospital Carlos Macieira.
 Foto: Francisco Campos/SES
Governo aumenta em 16% o número de cirurgias realizadas no Hospital Carlos Macieira
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou durante todo o ano de 2015, no Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), 4.575 cirurgias. Em média, 380 procedimentos cirúrgicos foram realizados por mês.

Somente no 2º semestre de 2015, foram 2.326 cirurgias, enquanto que no mesmo período de 2014, foram 2.003 cirurgias, o que representa cerca de 16% de aumento.

Entre as cirurgias mais procuradas, estão as de especialidade geral, que incluem procedimentos de vesícula e de apendicite, entre outros. Até dezembro, foram realizados 2.355 procedimentos cirúrgicos da especialidade, média de 196 cirurgias gerais. Já de julho a dezembro de 2014, foram 977 cirurgias gerais, enquanto que no mesmo período de 2015 foram 1.146.

Já em relação a cirurgias urológicas, foram realizadas 561 até dezembro, uma média mensal de 47 procedimentos. No segundo semestre de 2014 foram realizadas 221 cirurgias, e no mesmo período de 2015 foram 301 procedimentos cirúrgicos urológicos.

A paciente Valdeci Araújo, de 57 anos, passou recentemente por uma cirurgia de colecistectomia (remoção da vesícula biliar). Para ela, o atendimento dos médicos, enfermeiros, alunos, e toda a equipe multiprofissional foi sempre feito de forma atenciosa e cuidadosa.

“O atendimento que recebi desde quando fui internada para tratar uma infecção até a cirurgia, e agora, depois da operação foi excelente. Só tenho a agradecer e pedir a Deus para abençoar a todos eles, que continuem tratando bem as pessoas e melhorando a saúde”, revelou Valdeci Araújo.

O cirurgião geral Manoel Francisco da Silva Santos, ressaltou que o hospital é referência no atendimento de alta e média complexidade do Governo, tanto por conta da estrutura e equipamentos modernos, quanto pela atuação de especialistas em diversas áreas. “Em 2015 tivemos a chegada de novos profissionais especialistas, e isso contribuiu para o aumento no número de cirurgias. Além disso, o Centro Cirúrgico vem prestando a assistência devida aos pacientes por meio de programas como o de cirurgia segura, que vem sendo cumprido pelo corpo clínico do hospital”, destacou.

A coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Maria Vitória Mota, ressaltou que os profissionais que atuam na área são capacitados para participar de qualquer tipo de procedimento.

“Sem dúvida, o centro cirúrgico do Hospital Carlos Macieira é um dos maiores e melhores, dispondo de equipamentos modernos e equipe preparada. E os profissionais participam, constantemente, de palestras, treinamento e capacitação a respeito das novidades da saúde ligadas ao ramo, disponibilizadas pelo Governo do Estado”, contou Maria Vitória Mota.

O Hospital de Alta Complexidade realiza ainda operações cardíacas, cirurgias plásticas reparadoras, neurocirurgias, e nas especialidades de cabeça e pescoço, proctologia, além das cirurgias odontológicas, que são realizadas em pacientes que estão em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Marcos Pacheco, secretário de Estado da Saúde, destacou a importância dos serviços disponibilizados no maior hospital de Alta Complexidade do Maranhão. “O Hospital Carlos Macieira está a disposição de todos os maranhenses. Suas portas estão abertas para todos os usuários do Sistema Único de Saúde, diferentemente do que acontecia no passado. E nossa perspectiva é de aumentar a capacidade de atendimento especializado aos que mais precisam”, finalizou Marcos Pacheco.

Procedimentos
O Centro Cirúrgico do HCM é referência em tecnologia e equipamentos modernos, o que auxilia tanto o trabalho dos profissionais, que conseguem desenvolver suas habilidades de modo mais prático e seguro; como beneficia o paciente, que recebe atendimento qualificado.

Cerca de 100 profissionais, entre cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos atuam no setor. No local, há salas equipadas com materiais específicos para as cirurgias cardíacas, neurológicas, urológicas e gerais, inclusive por videolaparoscopia, garantindo estrutura adequada para procedimentos de urgência e cirurgias eletivas.

O Governo do Estado também estimula o conhecimento no Hospital Carlos Macieira. Atualmente, 18 médicos residentes atuam nas áreas de cirurgia geral e do aparelho digestivo. E há ainda, os residentes em clínica médica.

A atuação prática dos especialistas em formação também contribui para a melhoria da qualidade do atendimento, como explicou o cirurgião Manoel Francisco. “O Programa de Residência Médica do Maranhão tem contribuído para a formação de profissionais bem preparados para atuar na assistência, e o maior beneficiado com isso é a população”, avaliou.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário: