18 de jan. de 2016

Primeiros desfiles de carnaval recebem pouco apoio do GDF

O lixo ficou por mais de 16h no local sem ser recolhido pelo SLU
Foto Henrique Aragão
Virgens da Asa Norte realizaram desfile mas o GDF não deu o apoio necessário

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O 6º desfile da Troça Carnavalesca As Virgens da Asa Norte foi realizado na noite deste domingo (17), no Setor Bancário Norte de Brasília, entretanto, nem tudo foi festa. Em nota enviada à nossa redação um dos coordenadores do bloco, Henrique Aragão, afirma que embora tenha protocolado ofícios junto ao Detran e aos órgãos de segurança pública, a presença da Polícia Militar foi mínima.

Como se isso não bastasse, não houve qualquer regulação das atividades dos vendedores ambulantes, que ocuparam os espaços reservados ao bloco e reagiram com agressividade aos apelos de desocuparem a área, chegando inclusive a agredirem fisicamente uma das diretoras da troça.

Outro fato lamentável foi o da falta de recolhimento do lixo produzido pelos foliões. Segundo a nota o desfile terminou por volta das 22h, mas o Serviço de Limpeza Urbana, SLU, não foi acionado e a direção da troça teve que ficar até depois da 2h da madrugada fazendo a limpeza do local.

O resultado disso tudo foi que o lixo permaneceu no local por mais de 16h, causando desconforto aos comerciantes e as pessoas que frequentam o Setor Bancário Norte, que já estão articulando uma lista de assinaturas pera ser encaminhada às autoridades pedindo que, além da Troça Carnavalesca As Virgens da Asa Norte, nenhum evento carnavalesco ocorra no local.

Alguns foliões também contribuíram para a insatisfação dos frequentadores do setor, que ignoraram os banheiros químicos disponíveis e fizeram as necessidades fisiológicas por toda a parte, numa total falta de civilidade.

Confira a nota:

"Agradecemos a todos que compareceram ao 6° Desfile das Virgens da Asa Norte, um agradecimento em especial a Antártica patrocinadora do evento, a continuidade da parceria com a Secretaria de Saúde do Df, o núcleo de DST e Aids, ao Chefe André Batista, ao Grupo Patubatê, a Orquestra Marafreboi, ao Dj Igor Feran, ao La Ursa, e as quase 4 mil pessoas que fizeram quase 10 horas de festa na maior alegria.

Mas nem tudo são flores, apesar de termos protocolado ofícios junto ao Detran e aos órgãos de segurança pública tivemos presença mínima da Polícia Militar e a ação desregulada de ambulantes, que apesar de nossos apelos comercializaram de forma irrestrita Garrafas de Vidro, ocupando áreas destinadas ao bloco, e agindo de forma bastante agressiva, uma das organizadoras do evento foi atingida por uma voadora, e não tínhamos nenhuma polícia a quem recorrer.

Recebemos 20 lixeiras da SLU após 2 horas da festa ter começado, o serviço de limpeza urbana não compareceu ao término do evento, e nós organizadores do bloco (4 pessoas) ficamos das 22:00 as 02:30 recolhendo o que conseguimos de lixo.

Como resultado o Setor Bancário Norte amanheceu imundo, e agora após 16 horas de término do evento o lixo continua no local. Os comerciantes e condôminos do setor estão se organizando em forma de abaixo assinado pedindo que as Virgens da Asa Norte não saiam mais, e de que não ocorra mais carnaval na área.

Gostaríamos também de contar com a colaboração de nossos foliões no tocante ao uso dos banheiros químicos, apesar de contarmos com 14 banheiros químicos as pessoas urinaram e defecaram em todo o setor, no cuidado com o lixo, e na preservação do espaço urbano, público e privado, fizemos uma festa linda, mas podia ter sido melhor, espero que todos aprendam com os acontecimentos passados neste domingo para que tenhamos um carnaval melhor em 2016.

Troça Carnavalesca Mista Virgens da Asa Norte"

Nenhum comentário: