6 de jun. de 2016

Janot pede busca e apreensão contra Aécio

Foto Joaquim Dantas/Arquivo
Sob suspeita de ter "maquiado" a CPI dos Correios em 2005, Janot pede busca e apreensão contra Aécio
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, expediu mandado de busca e apreensão no Senado contra o presidente nacional do PSDB e senador por Minas Gerais, Aécio Neves. O pedido foi feito devido a suspeita de o senador ter "maquiado" a Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, dos Correios em 2005.

Quem levantou a suspeita sobre Aécio junto a Procuradoria Geral de República, PGR, foi o delator da Lava Jato e ex-senador, Delcídio do Amaral, que afirmou em delação premiada que Aécio atrasou o envio de informações do Banco Rural à CPI, com o objetivo de “apagar dados bancários comprometedores", para evitar que a apuração de fraudes nos Correios comprometesse ou incriminasse nomes do PSDB.

Entretanto, a ação de busca e apreensão não será realizada porque o presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB/AL, garantiu à Justiça o acesso irrestrito às informações sobre o caso. Renan disse ainda que tais informações estão disponíveis via Lei de Acesso à Informação para qualquer pessoa e que, por isso, acha desnecessária a ação de busca e apreensão proposta por Janot.

Manobras como essa de Renan parecem deixar clara a intenção de não expor políticos tucanos e do PMDB com a mesma disposição que são expostos os políticos do PT.

#SalveJorge




Nenhum comentário: