18 de nov. de 2017

PROFESSOR MANOEL FILHO MOSTRA REALIDADE DO DF EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

O diretor do Sinpro/DF, Manoel Filho, participa em Belo Horizonte, Minas Gerais, da XI Conferência Regional Internacional da Educação para a América Latina. O evento acontece desde quarta-feira (15/11), congrega o IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano e reúne cerca de 2 mil profissionais da Educação de países da América Latina, Europa, Estados Unidos e Caribe. O objetivo é debater a Educação Pública no cenário atual e os desafios para a integração da América Latina.

Manoel Filho atuou no trabalho em grupos temáticos apresentando a "Estratégia sindical para o enfrentamento das políticas neoliberais". A importância dessa apresentação reflete diretamente o cenário atual situação da Educação no Distrito Federal. "O governo de Rollemberg cada vez mostra seu total descaso tanto com os profissionais da Educação quanto com a comunidade estudantil que tem a qualidade do atendimento prejudicada", declarou o professor.

A programação do encontro incluiu as conferências: "A América Latina diante dos refluxos dos governos populares e do restabelecimento neoliberal"; "Direitos humanos e diversidade", A reversão do sistema educativo da Bolívia"; e "O futuro da profissão do docente". Os participantes puderam conferir a exposição: "O livre comércio e a resposta global da internacional da Educação diante da mercantilização do setor".

Os três dias de debates e troca de experiência também contaram com a mesa de debates sobre o processo de comercialização, privatização e avaliação na América Latina e a sua incidência no futuro da Educação.

O evento, cujo final está previsto para a tarde desta sexta-feira (17/11), contará com a apresentação da Declaração de Belo Horizonte, documento que faz um raio x de toda a problemática identificada e soluções apontadas pelos profissionais da Educação.

Uma manifestação em sinal de protesto com os participantes em marcha deve tomar conta das ruas da capital mineira após o término do encontro.

por Carla Belizária
Ascom - PensaDF

Nenhum comentário: