25 de dez. de 2017

Moro cita Batman e Poderoso Chefão em sentenças e vira piada entre juízes

Doutor em Direito do Estado, com passagem pela Harvard Law School, o juiz federal Sergio Moro costuma fazer citações, em sentenças ou palestras, a pensadores e juristas dos Estados Unidos. As menções do magistrado, no entanto, não se restringem às referências acadêmicas e adentram a cultura norte-americana.

Moro arrancou olhares de surpresa e até alguns risos da plateia ao citar uma frase do Homem-Aranha para dizer o que achava da própria responsabilidade quanto ao combate à corrupção durante palestra em 2015. “Quanto maior o poder, maior a responsabilidade”, afirmou.

Responsável pelos casos da Lava Jato relativos à Petrobras, o magistrado também costuma explicar o esquema de propinas na estatal por meio de um clássico norte-americano. O filme “O Poderoso Chefão”, de 1972, que trata da máfia italiana, já foi citado em algumas palestras do magistrado e em uma de suas sentenças.

Moro revela a maioria de suas inspirações ou dá exemplos da Lava Jato durante seminários pelo Brasil e até no exterior. Segundo levantamento até abril deste ano, ele percorreu 13 cidades de nove Estados brasileiros e outras seis no exterior para realizar 46 palestras desde que a operação foi deflagrada, em março de 2014. Em média, Moro realizou mais de uma palestra por mês desde a eclosão da Lava Jato.

Nenhum comentário: