6 de mai. de 2018

EMPRESA CRIA TÊNIS USANDO CHICLETE RECICLADO E OBTÊM RESULTADO INCRÍVEL

POR NATÁLIA PEREIRA    EM CURIOSIDADES

Muitas pessoas pensam em ajudar o planeta e tentam desenvolver formas de se reciclar criando algo completamente único e incrível ao mesmo tempo. Mas, para ser bem sincero, poucos realmente fazem isso e conseguem atingir o seu objetivo. E, sem dúvida alguma, o Gumshoe alcançou o seu objetivo. Eles pretendiam solucionar um problema evidente nas ruas de Amsterdã e essa foi a maneira que encontraram para fazer isso.

O chiclete tem sido um grande problemas nas áreas urbanas e você provavelmente sabe do que é que estamos falando. Afinal, quem nunca teve problemas com eles na rua? Para aqueles que não sabem, o processo de decomposição do chiclete pode levar até 5 anos, o que acaba representando um grande problema quando pensamos em quantos deles então jogados por aí. O projeto surgiu como uma forma de conscientização, além de passar uma imagem mais limpa de Amsterdã.

O tênis feito de chiclete reciclado

O tênis, que recebeu o nome de Gumshoe, surgiu de uma parceria entre a fabricante de calçados Gumdrop - da Holanda, e a empresa de designer Explicit Wear. Além disso, a sua conceituação e divulgação tem sido feita pela agência Publicis One. A matéria prima utilizada para a sua fabricação, o chiclete, tem sido retirado das próprias ruas de Amsterdã, o que torna tudo ainda mais interessante. Elas possibilitam a formação do composto Gum-Tec,que é tem sido utilizado na sola do sapato.


Todos os detalhes do sapato tem sido feita com o maior cuidado e riquezas de detalhes possíveis. Para se ter uma ideia, como o projeto que deu origem ao tênis pretendia conscientizar as pessoas sobre o descarte inapropriado de chiclete e ainda dar uma nova visão para a cidade de Amsterdã, eles usaram a sola do sapato, que é feito de Gum-Tec, para ilustrar um mapa da cidade. Além disso, membros do projeto afirmam que cerca de 1,5 mil toneladas de goma acabam sendo jogadas nas ruas todos os anos. E que, para retirá-los, a cidade acaba tendo que gastar milhões de dólares em limpeza.

Sobre a produção



Como você podê ver, as ruas de Amsterdã são uma ótima fonte de matéria prima para esse tênis. Cada um dos sapatos produzidos leva 20% dos chicletes reciclados em sua composição, que ficam restritos a sua sola. Aparentemente, cerca de 1 kg de chiclete é o bastante para produzir quatro pares de sapatos. A diretora e designer do Gumdrop, Anna Bullus, diz que eles teriam descoberto que a goma é feita de borracha sintética e que, ao quebrar suas propriedade, poderiam produzir um novo tipo de borracha. Já existem duas versões do tênis, uma completamente rosa e outra nas cores preto e vermelho. Cada par custa cerca de 190 euros, aproximadamente U$ 232,00. Seu valor em reais pode chegar a R$ 800.

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Nenhum comentário: