2 de nov. de 2018

NOVEMBRO RESISTÊNCIA NA CASA MANGA COM LEITE

Consciência Negra e Unidade Popular: Ninguém solta a mão de ninguém

A Casa Manga com Leite realiza neste novembro uma série de atividades para comemorar o mês da Consciência Negra. Mais que festejar, serão eventos para também debatermos o posicionamento das negras e dos negros neste momento político extremamente crítico para o povo brasileiro em geral e, especificamente, para o povo negro ameaçado em seus direitos, em sua cultura, em sua religiosidade e em sua existência física.

Confira a programação da Casa:

Dia 8 (quarta)

19 horas

Prosa da Casa 

Eleições e Perspectivas Políticas num Ambiente de Ameaça à Liberdade, aos Direitos e à Vida

Aqui a Casa Manga com Leite convida as entidades do Movimento Negro e as forças políticas que defendem as causas étnico-raciais para um debate sobre as eleições de outubro último e o papel dos partidos progressistas e democratas e dos movimentos sociais nesta luta, além de uma análise sobre o que estar por vir adiante.

20h30

Música, comes e bebes

Os presentes terão a oportunidade de conhecer um pouco da culinária senegalesa, pelas mãos da estudante Mbene Diouf, do Senegal, uma das parceiras da Casa dentro de nosso projeto de economia solidária.

Dia 13 (terça)

Prosa da Casa

O Papel do Negro na Luta Revolucionária e Institucional

Para esta Prosa a Casa Manga com Leite convidou o diplomata Juan Pozo, primeiro-secretário da Embaixada de Cuba. Juan Pozo é um experiente militante negro de Cuba e vem dialogar conosco sobre o tema, tendo como referência o papel da população negra cubana na construção da revolução socialista e na resistência às investidas do imperialismo contra a soberania nacional cubana.

20h30

Música, comes e bebes

Para compor o cardápio da noite, a Casa Manga com Leite convidou a chef Leila Negalize, do Ewe Bistrô Etnogastronomia, uma das parceiras da Casa em nosso projeto de economia solidária.

Dia 22 (quinta)

19 horas

Mugunzê da Resistência, uma Festa de Preto

Um encontro entre a África e o Brasileira, com culinária, música, dança e artesanato 

Neste dia a Casa Manga com Leite promoverá um Mugunzê. Mugunzê significa “Festa de Preto” em idioma kimbundo, uma das etnias que compõe o povo angolano. Será um encontro entre as culturas africana e afro-brasileira. A cultura africana virá da culinária de Angola, pelas mãos da jornalista, documentarista e professora angolana Marisol Kadiegi, que prepará um prato típico de seu país, o moamba de carne seca. A cultura afro-brasileira ficará aos cuidados do Tambor de Crioula Flores de São Bendito, música e dança de origem africanas, com forte presença no Maranhão. A programação do dia se completa com uma exposição de artesanatos brasileiros e angolanos. 

Dia 28 (quarta)

19 horas

Prosa da Casa 

Pela Vida das Marielles, Cláudias, Marias e Clarices

Aqui chegamos à Semana Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres e esta prosa da Casa Manga com Leite objetiva debater a violência sexual, familiar, social, trabalhista e política contra as mulheres, especialmente as negras. A data é alusiva ao dia 25 de novembro de 1960, que lembra o assassinato brutal das irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, as “Las Mariposas”, que combatiam a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. 

Queremos aqui lembrar as nossas Marielles, Cláudias, Marias, Clarices e todas as mulheres que tombaram e que luta contra todas as formas de violência, em defesa da vida, de seus filhos, de seus maridos, de seus colegas, de todos nós. Para tanto, estamos convidando as militantes feministas, LGBTs, as dirigentes sindicais, as dirigentes políticas e todas aquelas e aqueles que estão conosco. 

20h30

Música, comes e bebes

Novamente a Casa Manga com Leite convidou a chef Leila Negalize, do Ewe Bistrô Etnogastronomia para oferecer um prato especial aos presentes.

Mais informações:
Endereço: Vila Planalto Acamp Rabêlo - Brasília, DF, 70803-260
Telefone: (61) 98543-0376

Nenhum comentário: