26 de ago. de 2019

Bolsonaro deu 251 declarações falsas ou distorcidas em 229 dias como presidente

A equipe de checagem Aos Fatos identificou como completamente falsas ou distorcidas 251 declarações de Jair Bolsonaro, ao longo de 229 dias como presidente da República. 

As checagens são feitas pela equipe de Aos Fatos semanalmente, que mapeia redes sociais e meios de comunicação. 

Entre as afirmações mais repetidas está a de que “Israel é menor que menor estado do Brasil, Sergipe”, dita três vezes. Essa declaração é falsa, pois a área do Estado de Sergipe é de 21.927 km², enquanto a da Israel possui 22.070 km². A diferença corresponde a 20 mil campos de futebol. 

Repetida quatro vezes, a frase “Nós devemos a nossa democracia às Forças Armadas” também é falsa. Segundo a equipe de checagem, no poder desde 1964, em um regime marcadamente autoritário, os militares tiveram importância no processo de redemocratização, mas muito por conta de pressões econômicas, internacional e da sociedade civil. 

A frase “As empresas [concessionárias que administram autoestradas] descobriram que o monitoramento pode fazer parte desse tipo de serviço. E o que é o monitoramento são as lombadas eletrônicas”. Repetida duas vezes por Bolsonaro, a frase está equivocada, pois o dinheiro arrecadado com multas de radares eletrônicos não fica com as concessionárias. A fiscalização eletrônica é feita pela ANTT (Agência Nacional de Transporte) e pela Polícia Rodoviária Federal e o dinheiro arrecadado com multas vai para o Tesouro Nacional. Gerido pelo Contran, só pode ser usado exclusivamente em engenharia de tráfego, policiamento e fiscalização de trânsito.

A agência de checagem Aos Fatos se inspirou no Fact Checker, coluna de checagem do jornal americano Washington Post, para fazer este agregador de declarações. 

Leia também:
Governo Trump causou aumento na cobertura de educação nos EUA, diz professora de jornalismo da Universidade Columbia
Comprova mostra que montagem de fotos atribui a Bolsonaro obras na BR-163 feitas no governo Dilma

fonte Portal imprensa

Nenhum comentário: