24 de nov. de 2019

Holiday: difama Palmares e quer acabar com a memória de luta do povo negro

Não é de hoje que o reacionário Fernando Holliday tenta desconstruir a imagem de luta e resistência contra a escravização dos negros nas Américas que Zumbi dos Palmares representou e representa até os dias de hoje. No ano passado o vereador paulista filiado ao DEM e diretor do MBL, insistiu em diminuir a importância da figura de Zumbi na luta pela abolição e tentou “desmistificar” a grandiosidade e importância do líder do Quilombo dos Palmares.

Fato é que dessa vez Holliday fez uma vídeo calunioso que em linhas gerais tentou questionar a importância da figura de Zumbi colocando-o como uma espécie de golpista, sedento por poder que no máximo de suas aspirações inescrupulosas tentou subverter a ordem senhorial. Veja aqui:



Para responder o mau caratismo de Holliday em dissimular abertamente sobre alguns acontecimentos da vida do líder palmarino, primeiro gostaria de afirmar que sim, Zumbi foi escolhido o líder do quilombo sucedendo Ganga-Zumba. No entanto, ao contrário do relatado no vídeo, Zumbi foi posto nessa posição política e de poder pelos próprios palmarinos que se sentiram traídos por Ganga-Zumba após trair-lhes a confiança ao dar trégua aos brancos e à elite senhorial, grupo que mantinha e reproduzia o sistema escravista, no caso em Pernambuco – atualmente já se encontram registros históricos da ligação entre o antigo líder de Palmares com as autoridades reais portuguesas, reafirmando o caráter de traidor do povo negro aquilombado de Ganga-Zumba. Foram os próprios negros aquilombados que prenderam e decidiram executar o antigo líder, pois era inconcebível para aqueles homens selar a paz com aqueles queriam retirar-lhes a liberdade, portanto, para desmentir Holliday, a escolha de Zumbi como líder do Quilombo dos Palmares foi uma imposição da vontade da maioria dos negros palmarinos, e não um golpe.

Zumbi não governava sozinho como o vídeo tenta insinuar, a organização política, militar e econômica de Palmares era complexa, as principais decisões, principalmente as relevantes à guerra e à paz eram tomados em consonância a outros chefes dos principais quilombos que constituíam um Conselho.

A figura de Zumbi dos Palmares é representativa até hoje não apenas por ter marcado à sangue uma parte da história do nosso povo de maneira positiva e vitoriosa, mas também porque ele representa a memória e a história de um povo cuja a identidade possui uma característica singular que nenhum capitão do mato, como Holiday pode confundir. A identidade do nosso povo, o povo preto, é marcada pela luta inalienável pela Liberdade, uma luta que negros e negras nunca abriram mão historicamente e que Zumbi dos Palmares, sem sombra de dúvidas, representa essa memória e história de vitórias e resistência contra o domínio senhorial e o racismo.

Viva Zumbi!
Viva Palmares!

por Esquerda Diário

Nenhum comentário: