10 de fev. de 2020

Nota de repúdio

Após um lindo dia de trabalho, estudo, papo com amigos, banho de chuva, resolução de questões domésticas e de fazer a ronda virtual com os filhos me dou o direito de ligar a TV para abstrair a mente com algumas besteiras e, também, para me atualizar sobre os acontecimentos  do Brasil e do mundo através do noticiário e, neste momento, eis que ouço a frase  proferida  pelo presidente em exercício  "uma pessoa com HIV, além de ser um problema sério para ela (si própria), é uma despesa para todos aqui no Brasil".  Paro estarrecida e imóvel diante da TV, ainda sem acreditar no acabei de ouvir, nutrindo a esperança de ter me enganado, de ter ouvido outra coisa, de ter sido traída pelos meus ouvidos, contudo, para minha total decepção, não foi engano e os meus ouvidos não me traíram, ao contrário disso, ouviram muito bem, palavra por palavra desta frase descabida e cruel.

Senhor Presidente da República Federativa do Brasil  venho, através desta nota, verbalizar todo o meu repúdio à sua declaração que além de uma crueldade sem tamanho,  imputa a pessoa  portadora de HIV a culpa pelo descontrole financeiro do país, incentiva o preconceito, a marginalização e, consequentemente, o desrespeito à esta população. 

Vale lembrar que os portadores de HIV são cidadãos de direito e que muitos deles ajudaram a te eleger. Também vale lembrar que sua função como presidente do país não é infernizar a vida dos  cidadãos, sua função é tornar a vida da população mais segura, fluida, com garantia dos direitos básicos, proporcionando educação e saúde de qualidade, enfim, o senhor deveria ser o principal articulador das vontades da população, mas ao invés disso, prefere apoiar medidas  inadequadas e proferir frases que ridicularizam o povo brasileiro e envergonham a Nação.

Sabe o que é despesa para todos no Brasil? A corrupção, os altos salários governamentais, as mordomias governamentais, as pensões das filhas solteiras de militares (que em sua maioria vivem maritalmente mas não se casam legalmente para não perder a boquinha), a criação de políticas públicas descabidas, os banquetes oferecidos pelo Estado, as obras inacabadas, o genocídio indígena, as licitações mal feitas, o excesso de politicos, gabinetes e acessores com altos salários,  o não investimento nos três pilares sociais básicos segurança/saúde/educação, o descaso com a população de rua, o corte de verbas para as pesquisas científicas, a impunidade, o descaso com a natureza, e tantas outras demandas que oneram o Estado e os brasileiros e que a Presidência nada faz para resolver. Isso sim causa despesas e transtornos para todos os brasileiros.

Senhor Presidente, cuidar da saúde da  população, inclusive dos portadores de HIV é obrigação do Estado. Sugiro que use o seu poder para assegurar que todos sejam assistidos e que recebam sua medicação em dia.

Como cidadã espero, encarecidamente, que o senhor se coloque no seu lugar e que resolva assumir a sua função pois já passou do tempo de exercê-la com zelo, competência, transparência e, acima de tudo, com amor e respeito pelo povo brasileiro e, claro, que se retrate com a população portadora de HIV.

Ass: Telma Lobato, mulher, mãe, avó, trabalhadora, cidadã e, acima de tudo orgulhosa de ser brasile

Nenhum comentário: