26 de out. de 2020

Governador do DF: um caso de omissão com o povo

 


O governador do DF, desde que assumiu o governo, tem sido omisso com os problemas que afligem a população, demonstrando uma insensibilidade criminosa e sarcástica.


Do Gama

Joaquim Dantas

Para o Blog do Arretadinho


Eu cheguei em Brasília no mês de junho de 1976 mas, nem os governadores biônicos indicados pelos militares na época da ditadura, foram tão omissos com os problemas da população do DF, quanto o atual governador Ibaneis Rocha, eleito em 2018.


Que fique claro que não estou fazendo a defesa dos governos militares, nem teria como porque enfrentávamos problemas semelhantes, mas com um nível de omissão menor do que presenciamos atualmente. Naquela época quando haviam problemas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança ou Transporte, o governador de plantão resolvia um problema hoje, outro problema 15 dias depois e assim sucessivamente.


Já o atual governo, com a desculpa de atender melhor a população, privatizou o Hospital de Base, o Hospital de Santa Maria e mais 4 UPAS, entretanto, o que vemos hoje é a falta de, além de outros medicamentos, insumos para o tratamento de câncer. Outra omissão criminosa do atual governador é com o Instituto do Coração que está às moscas, com leitos vazios, cirurgias suspensas e profissionais sem receber salários.


Em meio a tudo isso, toda a cúpula da Secretaria de Saúde do DF foi presa sob a acusação de desvio de dinheiro e fraude na compra de equipamentos de combate a Covid-19 e ao ser questionado por uma repórter sobre a prisão dos seus pupilos ele respondeu com sarcasmo: "Vocês só têm pauta ruim?". Um verdadeiro descaso, acompanhado coma cusparada na cara da população do DF.


O transporte público, que tem uma das passagens mais caras do país é um caos, ônibus sucateados, greves constantes dos rodoviários por causa de salários atrasados, trens do Metrô operando com atraso por falhas no sistema ou trens quebrados que andam lotados, como se fossem latas de sardinha humana.


Enquanto isso, como cantou Zé Geraldo, o povo inerte e demente continua sentado na praça dando milho aos pombos...




Nenhum comentário: