27 de jan. de 2012

O negro é burro porque é pobre, ou é pobre porque é burro?

O dublê de jornalista, Fred Linhares, em seu programa DF Alerta de 27/01/2012, entrevistou um rapaz negro, que foi preso por roubo aqui no DF. Ao ser questionado por que havia roubado o rapaz, surpreendentemente, despejou uma saraivada de perguntas de volta ao repórter: "Você nasceu em família pobre?", "Você já sofreu discriminação por ser pobre ou negro", "Você já teve a porta fechada para empregos?"....."é por isso que eu roubo....."

O Fred Linhares parece ter aprendido direitinho a lição com seu pai: como ser uma pessoa (Porque profissional, nunca foi) arrogante, intolerante e preconceituosa, basta ver o comentário que ele faz ao fim da exibição da entrevista com o prisioneiro. Chamar o acusado de “ladrão burro” foi o mínimo.

Eu não estou defendendo o acusado, mesmo porque temos a sensação de viver em um estado de direito – Vide Pinheirinho – mas o que eu quero é chamar a atenção para uma prática trivial do PIG que é achar que o pobre é pobre porque é burro!

Essa elite racista não acredita em direito à oportunidades, porque tiveram todas as oportunidades possíveis e, a maioria delas, às custas do “pobre burro”. É muito fácil dizer que é um vencedor quando se teve toda uma estrutura desde a infância. Já o pobre, é burro porque as oportunidades não são iguais para todos, mesmo para quem teve uma infância com todo tipo de carências, uma adolescência marginalizada pela mesma elite racista e uma vida adulta sem nenhuma perspectiva.

Tô de saco cheio dessa gente. Vaza! 

Nenhum comentário: