21 de set. de 2012

Estudo comprova que as pessoas estão mais egoístas

Estudo comprova que as pessoas estão mais egoístas

Um estudo publicado na revista "Nature" apresenta uma nova prova de que as pessoas estão inclinadas à colaboração. No entanto, a pesquisa concluiu que, quanto mais tempo as pessoas têm para pensar se realizam ou não um ato generoso, menos elas realmente seguem com ele.

"Em muitas organizações existe uma grande ênfase em ser racional ou reflexivo o máximo possível, submergindo os instintos pessoais", disse o autor, David Rand, que estuda biologia evolucionária humana, na Universidade de Harvard. "O que os nossos resultados sugerem é que o efeito colateral disso são pessoas mais egoístas. "Rand e seus colegas recrutaram quase dois mil indivíduos de todo o mundo e pagaram 50 centavos para participarem de um "jogo de bens públicos". Os participantes foram divididos em grupos de quatro e foi pedido que doassem um pouco do seu pagamento a um projeto do grupo. Todas as contribuições seriam dobradas e divididas igualmente entre os membros.

"Se todo mundo contribui tudo, todos dobram o dinheiro, e isso é um bom resultado para o grupo", disse Rand. "Mas do ponto de vista do indivíduo, cada centavo que você colocou será dobrado e depois dividido por quatro, então você está recebendo apenas 50 centavos de dólar de volta para cada dólar que você colocar. O jogo cria essa tensão entre o que é melhor para o grupo como um todo e o que é melhor para o indivíduo."

Algumas equipes foram obrigadas a decidir rapidamente, enquanto outros receberam mais tempo. Os participantes que decidiram rapidamente - em dez segundos ou menos - contribuíram, em média, com 67% de seu dinheiro. Apenas 53% dos que tiveram mais tempo investiram.

Em outras palavras, quando as pessoas foram autorizadas a examinar cuidadosamente suas ações - e empregar a razão - acabaram se tornando mais egoístas. "Se as conclusões forem precisas, o estudo pode ter amplas implicações para as organizações de angariação de fundos, governos e corporações", conta Rand.

Por Poptrash

Nenhum comentário: