3 de nov. de 2012

Filmes censurados no mundo afora, até no Brasil

Filmes censurados no mundo afora, até no Brasil

Joaquim Dantas
De Brasília
Para o Blog do Arretadinho

Com informações de superinteressante e adorocinema.

Eu vos saúdo, Maria (1985) foi banido da Argentina por ser considerado um insulto ao cristianismo, veja o roteiro: Maria é uma jovem que pratica basquete, e que ajuda o pai num posto de gasolina. Um dia descobre que está grávida apesar de ser e estar virgem. A pessoal e moderna adaptação da história bíblica escandalizou os católicos de todo o mundo, foi acusada de blasfêmia e sofreu numerosos boicotes, que só conseguiram dar-la uma extraordinária publicidade. O noivo José, taxista, informado pelo ginecologista da virgindade e da gravidez de Maria, decide casar-se com ela. O menino nasce felizmente, porém, logo abandona os pais. A obra é uma fábula dramática ambientada em 1984, que tenta explicar a concepção de Maria, seu desprendimento emocional provocado pelo nascimento do menino e as razões de sua aceitação. A trilha sonora contém fragmentos de Bach e Dvorak (o prólogo de Chopin e Mahler). A nudez de Maria se apresenta com respeito, naturalidade, mas, plena sensualidade.
A interpretação dos protagonistas é fantástica e convincente. A ação se passa em ritmo pausado, com uma beleza subliminar que é a força poética da obra
 O Épico Bem Hur (1959) foi banido da China por fazer apologia ao cristianismo, as autoridades temiam que a população passassem a professar um fé religiosa. Sinopse: Ben-Hur vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo, as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Ben-Hur então come o pão que o diabo amassou, sofrendo o máximo que um ser humano pode aguentar. Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar, incluindo Filme e Direção.
 Borat (2006) foi banido do Cazaquistão e de todo mundo Árabe, com exceção do Líbano, por ser grosseiro e extremamente ridículo. Sinopse e detalhes:
Borat Sagdiyev (Sacha Baron Cohen) é um jornalista do Cazaquistão que resolve deixar o seu país e viajar para os Estados Unidos, com a intenção de fazer um filme documentário. Durante sua viagem pelo país, ele conhece pessoas reais que, ao reagir ao seu comportamento primitivo, expõem o preconceito e a hipocrisia existentes na cultura americana nos dias de hoje.
 Distrito ( (2009) foi banido da Nigéria por ser considerado Xenófobo e preconceituoso. Sinopse e detalhes:
Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.
 O Encouraçada Potenkim (1925) foi censurado na França sob a acusação de inspirar revoluções e na Alemanha por fazer apologia ao Marxismo. Sinopse e detalhes:
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
 A lita de Schindler (1993) foi banido pelo governo da Indonésia por ter sido considerado alusivo às causas dos Judeus. Sinopse e detalhes:
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
 O Exorcista (1973) foi censurado no Reino Unido até a década de 1990 por ser considerado extremamente assustador. Sinopse e detalhes:
Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
O segredo de brockbackmontain (2005) foi censurado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, as cenas da relação homossexual entre dois jovens poderiam revoltar a população, o Islamismo condena as relações homossexuais. Sinopse e detalhes:
Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.
 Os infiltrados (2006) Foi censurado na China por motivos políticos, o filme tem cenas que sugerem que a China usaria armas nucleares contra Taiwan. Sinopse e detalhes:
A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.
 O Sonho Azul (1993) foi proibido na China por mostrar cenas de abusos cometidos pelo governo nas décadas de 50 e 60, o Diretor do filme, o chinês Zhuangzhuang Tian, ficou proibido de produzir filmes por dez anos. Sinopse e detalhes:
Por meio do olhar do pequeno Tietou (Tian Yi), o filme conta a história de uma família de Pequim que decide se engajar nos movimentos políticos e em toda a convulsão social que atingiu a China comunista entre as décadas de 50 e 60. Considerado ofensivo pelo governo chinês, O Sonho Azul foi banido de seu país. Vencedor do Grande Prêmio no Festival de Tóquio, em 1993. 
 Rambo IV (2008) foi censurado em Myanmar não pelas cenas violentas, o governo não gostou da forma como os soldados birmaneses foram retratados no filme. Sinopse e detalhes:
Uma guerra civil acontece há quase 60 anos na fronteira com a Birmânia, envolvendo os birmaneses e a tribo karen. John Rambo (Sylvester Stallone) vive no norte da Tailândia, onde pilota um barco no rio Salween. Cansado de lutar, Rambo leva uma vida simples e solitária, apenas acompanhando o fluxo de rebeldes e refugiados. Até que surgem Sarah Miller (Julie Benz) e Michael Burnett (Paul Schulze), dois missionários que desejam levar alimentos e remédios às pessoas afetadas pela guerra. Inicialmente relutante, Rambo aceita a proposta de levá-los pelo rio. Mas 10 dias depois o pastor Artur Marsh (Ken Howard) o procura, dizendo que os missionários foram capturados e que havia recolhido dinheiro para contratar mercenários para resgatá-los. O pastor agora quer que Rambo leve os mercenários até o local onde ele deixou os missionários, mas ele decide também participar da operação de resgate.
 Terror sem limites (2010) foi o primeiro filme a ser banido no Brasil, após a promulgação da Constituição de 1998. Segundo a Justiça Federal, a medida foi tomada em prol da preservação da vida e da integridade da pessoa humana. Sinopse e detalhes:
Na Sérvia, o ator pornô apostentado Milos (Srdjan Todorovic) tem uma vida tranquila com sua amada esposa Marija (Jelena Gavrilovic) e seu pequeno filho Peter, que só lhe dá orgulho e alegria. A família vem enfrentando problemas financeiros e por isso Milos decide voltar à ativa. Ele recebe uma proposta para participar de um filme pornô experimental e é apresentado ao diretor Vukmir (Sergej Trifunovic). O ator assina um contrato às escuras, sem saber que o iria participar de um filme snuff, repleto de pedofilia, necrofilia, tortura física e mental. Ele tentará proteger a sua família e a si mesmo quando perceber no que está envolvido, mas nem todos os filmes tem um final feliz.
 Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003) foi banido da China por retratar o governo chinês como desorganizado e conivente com sociedades secretas. Sinopse e detalhes
A arqueóloga Lara Croft (Angelina Jolie) precisa encontrar a Caixa de Pandora, famosa por conter em seu interior todos os males do mundo. O objeto está escondido em um local conhecido como Origem da Vida, localizado no continente africano. Porém em sua jornada Croft terá que enfrentar o dr. Jonathan Reiss (Ciarán Hinds), um cientista ganhador do Prêmio Nobel que também está atrás do objeto.
 Último Tango em Paris (1972) foi censurado pelo governo português por dois anos. O filme foi considerado de mostrar conteúdo sexual muito "pesado". Sinopse e detalhes
Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.
O Código DA Vinci (2006) foi censurado pelo governo das Ilhas Salomão, por conter referências que enfraqueceriam as raízes cristãs do país. Sinopse e detalhes:
Robert Langdon (Tom Hanks) é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.

Nenhum comentário: