16 de mar. de 2013

"Frotografia": Um filme do Gama

"Frotografia": Um filme do Gama

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O curta metragem "Fotografia" do cineasta gamense e agitador cultural Walter Sarça, está disponível na rede mundial de computadores.
Com um enredo de fácil entendimento a trama leva o público a uma viagem misteriosa e ingênua, que poderia ter sido reproduzida da vida real.
Sarça lança o filme "Frotografia", nos mesmos moldes econômicos de Brazza, mas com um requinte polêmico e atrevido, próprio daqueles que não se oferecem como solução messiânica para nada, mas como  um provedor de atitudes e pensares construtivos.
(Confira o vídeo AQUI)

Leia abaxo uma resenha do filme, escrita pelo próprio Walter Sarça.

"Frotogafia, o primeiro filme de ficção de Walter Sarça, Gama - DF, bem poderia ser a descrição de um fato, de um ato de violência contra criança, e sendo mais especifico, de um assassinato. Abordagem coletiva não tão frequente quanto o fato em si. Não deixa de ser inquietação de muitas pessoas de bem. O filme acontece com atores e não atores, figurantes espontâneos, numa interação que se aproxima do documentário, porém com uma narrativa fictícia e, até certo ponto contemporânea. O título FROTOGAFIA é um "erro" de grafia, ou neologismo. 
Em um primeiro momento a palavra, remete a fotografia,  e claro, deixando um incomodo, ou no mínimo, por não estar correta, ou mesmo por não existir, senão a partir do filme. Se de certa forma a palavra existe, é como se quisesse dizer, existe uma foto, mas queimaram o filme. 
Filmado no setor sul do gama, o filme trata de uma metáfora sobre a frialdade humana, ou em outras palavras, o descaso, que se reflete nas preocupações individuais cotidianas. Uma criança, Abel, pega a câmera fotográfica do pai escondida, e sai pela cidade com o seu bicho, como ele diz, de frotogafar.  Entre um clic e outro ele parece errar o alvo, ou seja, tira a foto de um, ao que tudo indica, ex-bandido, que encabulado, decide segui-lo e estrangula-lo. O que acontece com o extremo agressor, no fim do filme, não poderia trazer ordem, moral ou ou catarse, mas esta talvez seja a condição comum, não diria natural, do ser humano. 
O filme tem pretensão política, mas dentro da perspectiva da incerteza ou da probabilidade.    De certa forma o filme, que pertence à categoria dos de baixíssimo orçamento, procura mostrar que estamos, todos nós, dormindo, e por isso é sempre prematuro falar em amor social. É um apelo, e principalmente um "tapa na cara" da sociedade, e indica não a punição, antes revela a indiferença a que estamos submetidos.  "
Walter Sarça
FICHA TÉCNICA 
Título Original: "Frotogafia".
Argumento e Direção: Walter Sarça. 
Produção: Walter Sarça e Cleomário Figueiredo. 
Distribuição: VRATIA Audiovisual.
Actores: Alexandre Ribeiro, Hyuslley Nunes, e Walter Sarça. 
Estreia em Brasília: 16/03/2013. 
Música: Hamilton Gonzaga. 
Fotografia: Wagner Santos e Jessy Von Schefler. 
Duração: 8 min.
Género: Drama.
Classificação: Maiores de 12 anos.

Nenhum comentário: