21 de nov. de 2013

Qualidade da água atormenta moradores de Presidente Dutra

Qualidade da água atormenta moradores de Presidente Dutra
População de Presidente Dutra diz que água está chegando às residências com uma cor estranha similar á ferrugem.   Moradores de Presidente Dutra, município distante 793 km da capital maranhense, reclamam do serviço de abastecimento de água oferecido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A população se queixa da qualidade duvidosa da água […]
População de Presidente Dutra diz que água está chegando às residências com uma cor estranha similar á ferrugem.
Moradores de Presidente Dutra, município distante 793 km da capital maranhense, reclamam do serviço de abastecimento de água oferecido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A população se queixa da qualidade duvidosa da água que chega às residências.
Mesmo pagando a conta todos os meses, os moradores são obrigados a conviver com um serviço de abastecimento muito aquém do satisfatório. Além de enfrentar problema similar ao de outras cidades do estado, que sofrem com as freqüentes interrupções no abastecimento de água, em Presidente Dutra os moradores estão recebendo água aparentemente contaminada com ferrugem.

Ricardo Luís, morador da cidade, com indignação relatou que o problema não é só no abastecimento, que sempre causa inúmeros transtornos, mas também na qualidade da água que tem apresentado ferrugem.
“Além do péssimo abastecimento a qualidade da água não está cem por cento. A água ta chegando com ferrugem, barrenta e como a gente pode usar essa água de péssima qualidade para cozinhar, lavar roupa ou tomar banho? Mas a nossa conta tem que estar em dia…”, reclamou.
O município de Presidente Dutra, com pouco mais de 44 mil habitantes cobre 82,7% dos domicílios com abastecimento de água encanada, segundo informações do último censo demográfico do IBGE. Entre essas residências está a de Ricardo Luís, 34 anos.

Problema antigo
As deficiências na prestação de serviço da Caema já foi alvo de protesto na capital maranhense, quando um grupo de moradores do bairro Diamante chegou a interditar a rua mais importante do comércio da capital do estado. Os vereadores da segunda maior cidade do estado, Imperatriz, também aprovaram a criação de uma CPI para investigar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Em Presidente Dutra, as reclamações quanto a qualidade da água já se manifestam a algum tempo e até mesmo parlamentares que são aliados do Palácio dos Leões reclamam do problema.. Em 2012. A deputada Priscylla Sá (PEN),  integrante da base governista na Assembvleia Legislativa cobrou do presidente da empresa, João Reis Moreira Lima uma explicação para o problema. Na ocasião, em relação a cor estranha da água o presidente da Caema explicou na época  que isto por que o  solo de Presidente Dutra ter grande concentração de ferro, e como os poços não são profundos o suficiente, esse ferro deixa a cor da água diferente e neste caso a solução seria a escavação de poços mais profundos.

fonte http://www.maranhaodagente.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Já se passaram 10 anos e a água ainda tem ainda boa quantia de ferro, tanto q chuveiros pisos ficam com a marca de ferrugem. Então resolvido não foi