23 de dez. de 2013

Chorinho de 3, o Brasil precisa conhecer

Chorinho de 3, o Brasil precisa conhecer
Formação atual já firam trabalhos anteriores,
com Jorge Aragão, inclusive.
Para ampliar todas as fotos basta clicar
Foto Joaquim Dantas

De Recife
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O bairro chama-se Espinheiro, estamos na Rua Barão de Itamaracá, em frente a Matriz do Espinheiro, uma igreja secular pintada em um tom de azul, o mesmo tom que o céu recifense apresenta numa tarde de Domingo, quieta mas quente.

Entramos em um bar de aparência muito simpática, que tem em suas paredes quadros com fotos de personagens importantes de séculos distantes, entre eles, a foto do Barão de Itamaracá. Fomos recebidos por funcionários atenciosos e o atendimento demonstra ser rápido e eficiente.

Ozeas Barroka no sopro
Foto Joaquim Dantas
Após alguns minutos fomos surpreendidos por um som doce, empolgante e genuinamente brasileiro. Três músicos começam uma apresentação musical, aparentemente uma complementação aos petiscos e chopes oferecidos pelo bar.

Após desfiarem alguns chorinhos de autoria de mestres como Lupicínio e Cartola, percebemos que os petiscos e chopes é que eram o complemento naquela tão agradável tarde de Domingo, a atração principal eram eles, Pádua, Ozeas Barroka e Pepe Ranzinza.

O Trio "Chorinho de 3" nasceu em Porto de Galinhas, no estado de Pernambuco, praia mundialmente conhecida pela exuberância do céu e das transparentes águas. 
Pádua, violão
Foto Joaquim Dantas

O grupo inicialmente tocava um ritmo que foi perpetuado pelo recém falecido Reginaldo Rossi, o Brega. Incomodado não com o ritmo mas com a incompatibilidade com seu espírito musical, Ozeas pegou seu Sax e sua Flauta e procurou outros palcos, na companhia do violinista Gilvan Silva.

Conta-nos o músico, em um dos intervalos daquela tarde, que já tocou com Leo gandelman no Festival de Samba de Latada com Josildo Sá e que sua formação foi com o internacionalmente conhecido Maestro Forró, da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Pepe Ranzinza, batera.
Foto Joaquim Dantas
Ozeas conta ainda que veio para o Recife para tentar novos vôos e começou no bar tocando de graça, como o sucesso foi inevitável, está há dois meses se apresentando no local, na companhia de Pádua, no violão e do mestre Pepe Ranzinza, na percussão. Os três já haviam feito alguns trabalhos anteriormente e resolveram recompor a formação. 

O Blog do Arretadinho vai assumir uma articulação com os Movimentos Culturais do Centro Oeste, numa tentativa de levar o grupo em direção ao Planalto Central, divulgando a autêntica Música Popular Brasileira.

Confira o vídeo:


Serviço:
Grupo: Chorinho de 3
Onde? Bar o Barão
Rua Barão de Itamaracá, 22
Bairro: Espinheiro - Recife - PE
Sábados e Domingos à partir das 12h.
Telefone para contato Chorinho de 3: (81)85408999 / (81)88154097 / (81)97896128
E-mail: ozeasbarroka@hotmail.com

Nenhum comentário: