6 de fev. de 2014

Revelada a farsa da médica cubana

A médica mentirosa Dra. Ramona
 (Divulgação)
A médica cubana que foi adotada pelo DEM na última terça (4), chegando inclusive a interromper uma seção extraordinária da Câmara, em pleno processo de votação do Código do Processo Civil, quer mesmo é se mudar para a terra de Tio San.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Ela tem o direito de ir para onde quiser, o que é inadmissível é usar uma situação pontual para criticar todo o Programa Mais Médicos do Governo Federal. Por isso, faço alguns questionamentos:


  • Ela disse que foi enganada com relação ao salário.
Assinou o Contrato de Trabalho e não leu?
O Deputado Ronaldo Caiado, quando interrompeu o processo de votação do CPC na última terça feira, tinha nas mãos o contrato da Dra. Ramona com a empresa cubana exportadora de serviços médicos, o Deputado leu a remuneração e as condições de trabalhos da médica. Duvido que ela não tenha lido antes de assinar


  • Ela ficou espantada com o custo de vida no Brasil
Não houve qualquer tipo de explicação sobre as condições de vida no Brasil, pelo governo cubano?

As contratações em cuba são precedidas de plenas explicações sobre as condições de vida que os médicos irão encontrar nos locais de destino, principalmente porque todos os médicos cubanos têm consciência de que não estarão indo trabalhar em um país qualquer, eles sabem que estão sendo enviados à uma missão humanitária. Lembrando, ainda, que as prefeituras dos municípios brasileiros são responsáveis em garantir moradia e alimentação para todos os médicos do Programa Mais Médicos, não apenas os cubanos.

  • Ela disse que estava sendo perseguida pela Polícia Federal brasileira
Como assim? Está sendo perseguida pela polícia e pede asilo ao país que a persegue?
O que ela não falou foi que abandonou o seu trabalho, saiu da cidade sem dizer para onde ia e não deu satisfação a ninguém. A prefeitura comunicou o desaparecimento da médica à Polícia Federal que tratou de investigar o desaparecimento dela, visto que ela é uma cidadã de outro país.

  • Ela disse que a família dela ficou desamparada em Cuba
Como ela diz ter 25 anos de profissão, ter participado de várias missões humanitárias e não conhece as regras?
Mentiu mais uma vez. Ela sabe perfeitamente que as regras do governo cubano, no caso de missões em outros países, garantem total amparo a família do profissional enquanto estiver em outro paí. Não falta nada para a família do médico. A remuneração é dividida em três partes. Uma parte para o médico em seu local de trabalho, uma parte para a família do médico em Cuba e outra parte para financiar o curso de medicina, que é gratuito e pode ser feito por qualquer cidadão de qualquer país.

Ela também não disse que havia, primeiramente, pedido asilo na Embaixada Americana e que foi negado, sabe por que?
Os Estados Unidos, ao contrário do Brasil, não pagam a Cuba para ter médicos cubanos. Eles estimulam a fuga de médicos cubanos, concedendo visto de imigração preferencial e usando uma  organização chamada “Solidariedad sin fronteras", que paga uma bolsa de sete mil dólares para os que abandonarem o país e fizeram um cursinho para a revalidação do diploma. Mais barato que formar médico, não é?

A Folha de São Paulo publicou hoje (6) que a Dra Ramona estava hospedada na casa da empresária Cristina Roberto, 59, dona de um buffet em Brasília. A empresária conheceu a médica no curso de acolhimento em Brasília, quando serviu alimentação aos médicos participantes do Programa.

Cristina declarou que a médica entrou em contato com ela recentemente, por telefone, dizendo que estava se sentindo sozinha e que queria passar um final de semana em Brasília. Num gesto de solidariedade a empresária convidou-a para ficar em sua casa desde o último sábado (1), sem saber que a médica já havia abandonado o Programa Mais Médicos.

Após ter ido à Embaixada dos Estados Unidos pedir asilo, Ramona pediu a Cristina para ficar em sua casa por mais um mês, o que foi imediatamente negado pela empresária, que diz sentir-se "usada" pela médica.
Ainda segundo Cristina, a médica lhe disse que tem um "esposo" cubano que mora em Miami e que não quer voltar para Cuba.

Diante da negativa de hospedagem na casa da empresária brasiliense, Ramona procurou a liderança dos Democratas, na pessoa de Ronaldo Caiado que, por sua vez promoveu aquele patético espetáculo no Plenário da Câmara, procurando chamar a atenção da imprensa conservadora.
Essa médica usou não só a empresária, mas o Congresso e imprensa, principalmente porque ela sabe temos um sistema de comunicação que a transformaria em mártir.

Farsa revelada, defunto enterrado!

Nenhum comentário: