28 de mar. de 2014

Estupro é crime e a mulher, a vítima

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, em conjunto com o Sistema de Indicadores de Percepção Social, SIPS, afirmam em pesquisa que 58% da população acham que mulheres provocam o estupro.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O SIPS/IPEA realizou entre Maio e Junho de 2013 uma pesquisa que só foi divulgada nesta quinta (27), a pesquisa revela que 91% dos brasileiros defendem a que os homens que batem em suas companheiras devem ir para a cadeia, neste percentual incluem-se os que defendem total ou parcialmente.

Concordar com punição teve poucas variações segundo as condições de educação, sexo, região, renda, religião, renda ou idade.  “78% dos 3.810 entrevistados concordaram totalmente com a prisão para maridos que batem em suas esposas”, diz o documento. 

Porém, percebe-se na pesquisa, que não existe um alto grau de intolerância à violência contra a mulher, os números mostram que a sociedade ainda é conservadora e machista.
Praticamente três quintos dos entrevistados, cerca de 58%, disseram que  “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”. 

Já a opinião dos entrevistados sobre se “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”, também não deixa dúvida sobre o modo conservador da sociedade, 63% concordaram parcialmente ou em sua totalidade.
A grande maioria dos entrevistados, 89%, concordou que “a roupa suja deve ser lavada em casa”; e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Segundo os autores do estudo, o que foi percebidos nas manifestações dos entrevistados, é que a população ainda ainda “adere majoritariamente a uma visão de família nuclear patriarcal, ainda que sob uma versão moderna”. Assim, “embora o homem seja ainda percebido como o chefe da família, seus direitos sobre a mulher não são irrestritos, e excluem as formas mais abertas e extremas de violência”. 

O diretor de Estudos de Políticas Sociais do IPEA, Rafael Osório, disse que a população tem percebido outras formas de violência. “Existe atualmente uma rejeição da violência física e simbólica – xingamentos, tortura psicológica –, no entanto, 42% das pessoas acreditam que a mulher é culpada pela violência sexual”, afirmou. Outro fator que chama a atenção são os casos de estupro dentro do casamento. “27% das pessoas concordam que a mulher deve ceder aos desejos do marido mesmo sem estar com desejo, e esse é um dado perigoso.”

Fica claro, com essa pesquisa, que a nossa sociedade ainda é machista e conservadora, que mudar a cena da violência contra a mulher passa por uma transformação cultural, o que não é tão simples.
No entanto, as políticas públicas para as mulheres e leis com punições mais rigorosas, devem dar uma mãozinha nesse processo de transformação.

Nenhum comentário: