12 de jun. de 2014

"Carreta da Visão" faz mais de seis mil atendimentos no Gama

Fotos: Hmenon Oliveira e Pedro Ventura
Cirurgias de catarata começaram nesta quarta-feira (11); já estão agendados mais de 2,5 mil procedimentos
BRASÍLIA – A unidade móvel oftalmológica, conhecida como "Carreta da Visão", já fez 6.120 atendimentos desde 1º de junho no Gama. Nesta quarta-feira (11) começaram as cirurgias de catarata, com 2.787 procedimentos agendados.
A estimativa é realizar 150 cirurgias por dia nessa primeira fase.

A segunda fase das cirurgias está prevista para ocorrer de 24 de junho a 1º de julho. Na carreta são cinco mesas cirúrgicas para a realização dos procedimentos de catarata. A unidade móvel funciona das 6h às 17h, ao lado da Administração Regional do Gama, de segunda-feira a domingo, inclusive feriados.

O coordenador-geral de Saúde do Gama, Robson Brito, está satisfeito com o desempenho da carreta. "A coordenação está todos os dias presente, dando assistência aos pacientes e oferecendo refeições aos pós-operados", explicou.

O objetivo da carreta é diminuir a demanda na especialidade de oftalmologia nos hospitais regionais do DF. Para tanto, o alvo principal são pacientes acima de 60 anos, por estarem na fase de risco da catarata. Os demais são encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) da SES/DF.

Com 62 anos de idade, a aposentada Joana Rodrigues teve prioridade para realizar a cirurgia, que ela aguardava há mais de quatro anos. "Ela ficou todos esses anos tentando esse procedimento e conseguiu aqui em apenas nove dias. Essa iniciativa do governo é muito boa porque ajuda muitas pessoas", afirmou Silmara Rodrigues, que esperava o fim da cirurgia da mãe.

CATARATA
A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino do olho humano. Na maioria dos casos, afeta pessoas idosas. Diabetes e traumatismos também podem causar a doença. A cirurgia é realizada com anestesia tópica (colírios). Após sair da mesa de operação, a visão do paciente melhora instantaneamente, e a recuperação total se dá aproximadamente um mês após o procedimento.

da Secretaria de Saúde
(K.I./I.M.*)

Nenhum comentário: