7 de jun. de 2014

Quem é contra a Lei da Palmada

Quem é contra a Lei da Palmada
Por Joaquim Dantas

Só é contra a Lei da Palmada quem acha mais fácil bater no filho que tenha comportamento mais delicado, ou na filha que adora jogar futebol e soltar pipa, do que conversar sobre condição de gênero, de explicar que o Homem tem vários sentidos, independente de ser macho ou fêmea, que existem, na verdade, exercícios sexuais.

Só é contra a Lei da Palmada quem acha mais fácil bater no filho que tem alguma dificuldade nos estudos, do que ajudá-lo a superar as suas limitações. Só é contra essa Lei quem é arrogante o suficiente quando diz "se eu consegui, você tem a obrigação de conseguir também", não reconhecendo que todos temos limitações, inclusive os arrogantes.

Só é contra a Lei da Palmada quem não entende a diferença entre respeito e temor, quem não entende que o respeito se adquire - principalmente - com o exemplo e o temor com a violência desproporcional. Será contra essa lei aquele que só tem o discurso herdado dos coronéis, dos senhores de engenho, dos capitães do mato. Será contra essa desnecessária admito, mas tardia lei, quem levou a senzala para dentro de casa...

Só é contra a Lei da Palmada quem não educa, porque educar significa muitas vezes se dispor ao filho, mas essa disponibilidade significa menos tempo para si próprio...
Ao contrário do que já ouvi, não acho que a lei interfere na privacidade das famílias. O que todos queremos é uma sociedade mais amorosa, tolerante, fraterna. E não será a violência doméstica que vai formar uma sociedade mais justa, pelo contrário, a violência só irá construir um mundo cada vez mais egoísta, insensível e desumano. Só não vê quem não quer.

Nenhum comentário: