18 de ago. de 2014

Menstruação não é coisa de política

Técnico do BRT esclarecendo as dúvidas da população
 Representantes do DFTrans participaram de mais uma reunião ampliada com a população do Gama, para responder as perguntas feitas anteriormente sobre o BRT

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Mais uma reunião ampliada aconteceu neste sábado (16), no Centro de Línguas do Gama as 14h, entre a população e o órgão do GDF, para que fossem respondidas à população as perguntas feitas na primeira reunião do dia 19 de Julho deste ano (confira aqui). 

O Diretor do DFTRans, Coronel Jair Tedeschi, compareceu à reunião acompanhado de técnicos do BRT, participou também o promotor do Ministério Público, Dr. Waldemar Queiroz. Tedeschi iniciou a reunião agradecendo ao Dr. Waldemar que "tem colaborado muito nesse momento de implantação do sistema e ao Administrador do Gama, Adauto Rodrigues, que não tem medido esforços para que a melhoria no atendimento seja ampliada."

Já o Administrador da cidade disse que o GDF acredita no processo democrático e o diálogo com a população deve ser estimulado cada vez mais, não só com relação ao Transporte Público, mas em todas as questões de interesse da sociedade.

O Gama em Movimento exibiu um breve histórico dos transtornos sofridos pela população, desde o início das obras do BRT, utilizando algumas postagens feitas em uma rede social por uma conhecida página que criticou incansavelmente as obras, principalmente na EPIA e questionou se a obra foi realmente bem planejada.
O grupo também apresentou os resultados do que eles denominaram ser uma pesquisa, feita na própria página do grupo em uma rede social, com perguntas relacionadas ao BRT. As perguntas obtiveram 1261 respostas.

Confira algumas delas:

Em que lugar você mora no Gama?
28% - Setor Leste
21% - Setor Oeste
21% - Setor Sul
13% - Setor Central

Como você se sente com o serviço prestado com o BRT?
94%  - Muito insatisfeito
14% - Insatisfeito

Quais as prioridades para o BRT?
Reativar linhas e aumento da frota

O BRT melhorou ou piorou o Transporte Público no Gama?
90% responderam que piorou

Quais os principais problemas do BRT?
1059 pessoas responderam que era a pouca quantidade de ônibus e 23% responderam que era os ônibus lotados

Os principais questionamentos da população foram:
1 - Linha 204 noturna desativada (corujão)
2 - Existem mais ônibus para Santa Maria do que para o Gama
3 - Insatisfação em ter que pegar 2 ou mais ônibus
4 - Desativação das linhas W3 Norte e Sul e L2 Norte e Sul
5 - Permanência ou não da Cootarde
6 - Falta de ciclovia para o BRT
7 - Baixa velocidade do BRT
8 - Diminuição dos micro ônibus da Cootarde que fazem a linha circular no Gama
9 - Proibição dos ônibus de pararem na parada da Galeria dos Estados no Plano Piloto
10 - Aumento da frota dos ônibus que fazem a linha Gama - Taguatinga
11 - Falta de fiscalização do DFTrans
12 - Poucos assentos para pessoas com mobilidade reduzida (Idosos, obesos, grávidas, etc...)
13 - Redução na utilização do Vale-Transporte e do Passe Estudantil
14 - Demora para o início das obras do BRT

Os esclarecimentos do DFTrans:

1 - O DFTrans não desativou a linha. Está havendo um descumprimento da empresa.

2 - Não existe tratamento diferenciado entre Gama e Santa Maria. O sistema tem registrado que o número de usuários que utilizam as linhas de Santa Maria é maior do que os que utilizam as do Gama, embora a população do Gama seja maior. Há que se levar em consideração, também, que existe um grande número de pessoas no entorno de Santa Maria e do Gama que utilizam o BRT, principalmente pela gratuidade e por fazer o percurso em menor tempo.
A quantidade de participantes, comparada com a primeira
reunião, foi um pouco menor. Curiosamente o grupo que vaiva
a quem tentasse sair em defesa do BRT na reunião de 19/07,
não compareceu a segunda reunião. Mais curioso ainda foi
perceber a ausência de candidatas às eleições de Outubro.

3 - A divisão de linhas nos grandes centros é uma tendência mundial e a sua aceitação é uma questão cultural. A população de Brasília vive, pela primeira vez, a experiência da integração, a adaptação é só uma questão de tempo. Em São Paulo, por exemplo, para se fazer alguns percursos o usuário tem que pegar até quatro linhas do Metrô.

4 - O DFTrans não desativou as linhas W3 Norte e Sul, o que está havendo é um descumprimento da empresa. Ao aproximar-se o final da reunião o Coronel Tedeschi recebeu um telefonema do Governador Agnelo Queiroz, que pediu para transmitir a todos que as linhas W3 Norte e Sul e L2 Norte e Sul, passarão a utilizar ônibus novos, semelhantes aos que fazem a linha Paradora do Expresso DF.

5 - A Cootarde continuará rodando até 2018, por força de contrato.

6 - A ciclovia do BRT está no projeto e será construída, visto que as obras não estão concluídas.

7 - O BRT segue padrões internacionais, a velocidade é um deles. No mundo inteiro a velocidade do BRT é de 60km, por questões de segurança.

8 - O DFtrans não diminuiu aos micro ônibus que fazem a linha circular do Gama. O que está acontecendo é que as pessoas estão utilizando os ônibus que fazem a integração como circular, em função da gratuidade, consequentemente diminuindo a quantidade de passageiros para a Cootarde que, por ser uma empresa capitalista, diminuiu a quantidade de ônibus, configurando-se um descumprimento de contrato.

9 - O DFTrans não fez essa proibição, essa é uma determinação do Detran para os ônibus que utilizam a plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. A alegação é de que, ao pegar a faixa da esquerda, os ônibus correm um grande risco de provocar acidentes.

10 - O que está havendo é um descumprimento por parte da empresa.

11 - Foi tirado do DFTrans o poder de fiscalização, essa atribuição agora é da Secretaria de Transporte.

12 - O embarque de pessoas com mobilidade reduzida já está sendo feito em área separada de outros passageiros. Caso hajam mais de quatro pessoas nessas condições, elas poderão utizar os outros assentos disponíveis no veículo. No entanto o DFTrans avisa que se houverem mais de dez pessoas com mobilidade reduzida, oito dessas pessoas embarcarão e os demais aguardarão o próximo veículo. Nos horários de pico o intervalo entre um veículo e outro é de, no máximo, cinco minutos.

13 - O Vale-Transporte é um benefício para o trabalhador utilizar no trajeto Casa-Trabalho-Casa, bem como o Passe Estudantil é para ser utilizado no trajeto Casa-Escola-Casa. O fato do benefício "ser da pessoa" não dá a ela o direito de utilizado como quiser, visto que no texto da criação do benefício está explicitamente citado que a sua utilização é proibida para qualquer fim que não seja para o que foi criado. A medida visa também inibir a comercialização do mesmo.

14 - Como é do conhecimento da maioria, a verba para a construção do BRT é oriunda do PAC 2, o PAC da mobilidade. Quando o atual governo assumiu o Palácio do Buriti em 2011, o CNPJ do GDF não podia comprar nem uma balinha fiado, nem receber verbas do Governo Federal. Foi preciso primeiro regularizar a situação financeira do GDF para que as verbas federais pudessem ser repassadas.

Algumas das pessoas presentes fizeram uso da palavra por três minutos, como um conhecido Arquiteto que, mais uma vez, falou sem dizer à que veio. O Engenheiro Íkaro Chavez também fez uso da palavra e começou retificando a colocação do Gama em Movimento que apresentou resultados de uma suposta pesquisa. Íkaro ressaltou que o que foi feito, na verdade, foi uma enquete e não uma pesquisa, portanto os resultados apresentados pelo grupo não representam a opinião da população do Gama visto que, em uma pesquisa, são utilizados critérios científicos e uma enquete só reflete a opinião de quem acessou o sítio do grupo.

Ressaltou também que os problemas não surgiram com as osbras do BRT, mas bem antes delas, como os engarrafamentos, que hoje só ocorrem em face de um eventual acidente.
Sugeriu ainda que na Rodoviária do Plano Piloto o embarque para a linha Paradora seja feito em local diferente da Expressa, como já está sendo feito no Terminal do Gama. Íkaro também parabenizou o grupo Gama em movimento pela iniciativa do debate.

Já o poeta e professor Chico do Gama disse que não concorda com quem diz que, com o BRT, o transporte do Gama piorou. "Eu moro no Gama há 62 anos e posso afirmar era muito pior, sempre foi pior. Pela primeira vez estão fazendo alguma coisa para melhorar o Transporte Público no Gama". Disse o professor.
Chico afirmou ainda que o egoísmo das pessoas as impede de enxergar que o BRT não trás benefícios só para quem dele se utiliza, visto que os engarrafamentos são bem mais raros na região e que, apesar de parabenizar a todos que participaram do debate, aquela reunião não representava a totalidade da população, "é necessário ampliar o debate para ampliar as conquistas do povo. " Finalizou o poeta.

Um fato curioso ocorreu quando eu me retirava do local. Um jovem, com o dedo em riste, perguntou-me se eu era "o tal do Arretadinho". Respondi que não era o "tal do Arretadinho", "eu sou Joaquim Dantas e sou o editor do Blog do Arretadinho", respondi prontamente.
Continuando com o dedo em riste ele disparou: "você respondeu a um de meus comentários de forma política, devia ter feito de forma social", disse.
Percebi então que o jovem manifestou-se no Blog de forma anônima e eu reafirmei que, na minha opinião, o anonimato é a morada dos covardes e que tudo na vida é política. Visivelmente desprovido de preparo para o debatem ele completou: "Nem tudo na vida é política".
Sou obrigado a concordar com o jovem e imaturo rapaz: Menstruação é coisa de de mulher porém, tudo o mais, é coisa de política!!! 

2 comentários:

Dom Juan Ricthelly disse...

Apesar de novamente não concordar com uma coisa ou outra, o parabenizo pelo post, ficou bom. E adorei a expressão: "Menstruação é coisa de mulher porém, tudo o mais, é coisa de política!!!". Concordo plenamente com ela.

Blog do Arretadinho disse...

Valeu meu querido Dom Juan. Forte abraço