Uma parte da população que não tem educação comportamental, não tem autoridade moral para reclamar de nada.
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
O Expresso DF tem sido alvo de críticas, por parte da população e parte da mídia, por vários motivos. A maioria dessas críticas são despropositadas como, por exemplo, a velocidade de 60km/h que o BRT faz. É despropositada porque esse sistema de transporte segue padrões internacionais e um desses padrões é a velocidade.
Seja em Curitiba, Goiânia ou na Europa, a velocidade do BRT é a mesma do de Brasília, por questões de segurança, simples assim.
Outra reclamação recorrente era o fato de que não havia filas na Rodoviária do Plano Piloto e no Terminal do Gama para o embarque. As pessoas reclamavam do "empurra-empurra" na hora do embarque no BRT o que, por si só, já é uma clara demonstração da falta de educação comportamental dessas pessoas. Como é que uma pessoa só consegue ser educada em uma fila?!
Pois bem, o GDF atendeu à reivindicação dessas pessoas e colocou organizadores de filas na Rodoviária do Plano, uma fila para quem quiser ir sentado e outra fila para quem quiser ir em pé.
Acontece que nessa terça (26) presenciei uma cena, no mínimo,bizarra. Quando a fila dos que iam sentados parou de andar, várias pessoas, que estavam nessa fila, saíram correndo para embarcar, tomando a frente das pessoas que estavam na outra fila, dos que queriam ir em pé, provocando uma confusão enorme.
Dirigi-me a um dos funcionários do DFTrans e perguntei se aquele fato foi pontual ou era recorrente, a resposta que recebi foi que aquilo estava acontecendo diariamente.
Ora, se a pessoa não se importa em ir em pé, por que entrou na fila dos que querem ir sentados?
Me causa arrepio só de imaginar essas pessoas na cabine da urna eletrônica, digitando o seu voto...
4 comentários:
Não sou nem contra e nem a favor deste tal de expresso DF, até porque desde quando ele foi implantado abandonei definitivamente o transporte público do Gama, pelo simples fato de que não me convém 3 conduções para ir ao trabalho, e 3 conduções para retornar para casa, 6 diariamente, devido esta obrigação uma vez que as demais linhas foram extintas arbitrariamente, meu veículo próprio está colaborando para entupir mais as vias do DF, graças ao GDF, e graças a Deus que não dependo exclusivamente deste transporte público que aí está. Quanto a questão educacional da população do Gama é notório, é fato que não é das melhores, basta ir em qualquer supermercado do Gama entre 11:00 e 12:00, no transporte público não seria diferente, mas um dia ei de me aposentar e ir embora deste inferno para nunca mais voltar, simples assim.
Prezado Guto, em primeiro lugar agradeço pelo seu comentário.
Permita-me dirigir à você algumas palavras. Concordo com você que pegar mais de ônibus para se deslocar para o trabalho e voltar pra casa, não deva ser muito fácil para quem pegava apenas um ônibus para ir e outro para voltar. Acontece que fracionar linhas é uma tendência mundial, nos países capitalistas. Lamento por você considerar o Gama um inferno, eu não vejo a cidade assim. Aqui tem muitas coisas boas de se viver. Espero que você consiga ficar numa boa. Saudações fraternas
Prezado Joaquim, fico grato pela resposta e atenção. O blog está muito bom, sempre leio quando tenho tempo. Algumas considerações, para eu não ser mal interpretado, adoro o Gama, uma cidade maravilhosa, quando me referi ao "inferno" me referi a alguns de seus habitantes que com seus maus modos, falta de educação sem limites, seres sem bom senso, que tornam a convivência em sociedade cada vez mais insuportável, sejam no transporte público, nas ruas, no transito etc. Pessoas que estão anos luz de uma boa educação e polidez, uma parcela considerável de nossa população que precisa e muito crescer como ser humano e saber conviver em sociedade. Abração.
Registro feito e dúvidas dirimidas. Obrigado pelo elogio ao Blog. Forte abraço.
Postar um comentário