Foi publicado na edição de sexta-feira (21), do Diário Oficial da União (DOU), mais um Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) de territórios quilombolas em Sergipe. |
Incra publica relatório para delimitação de território quilombola em SergipeO documento, elaborado pelo Incra, é peça fundamental para o prosseguimento do processo que irá definir o território a ser explorado pela comunidade quilombola de Desterro, no município de Indiaroba (distante cerca de 115 Km da capital Aracaju).
“A conclusão e publicação desse relatório representa uma grande conquista para a comunidade de Desterro e, também, para o Incra. É mais um avanço importante que reflete a consistência do trabalho que estamos desenvolvendo perante as comunidades quilombolas em Sergipe”, analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra/SE.
Com a oficialização deste documento, Desterro tornou-se a 11ª comunidade quilombola de Sergipe contemplada com a publicação de RTIDs.
A Comunidade
Composta por 34 famílias, a comunidade de Desterro está localizada a apenas cinco quilômetros da sede do município de Indiaroba (SE).
Além da agricultura (com os cultivos de madioca, milho, feijão e amendoim), principal atividade econômica da comunidade, no local também são desenvolvidos a pecuária extensiva e a piscicultura.
Segundo o RTID elaborado pelo Incra, o território a ser destinado ao desenvolvimento e à preservação cultural da comunidade de Desterro deverá ser composto por uma área de 124, 8 hectares.
Quilombolas em Sergipe
Dentre as 11 comunidades já contempladas com a publicação de RTIDs em Sergipe, três encontram-se em estágios avançados para a definição de seus territórios.
As comunidades de Mocambo, no município de Porto da Folha (SE), e Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco (SE) - que em 2009 tiveram seus territórios reconhecidos por decretos presidenciais -, possuem, respectivamente, 95% e 90% das áreas delimitadas pelos RTIDs já sob posse das famílias quilombolas. Serra da Guia, em Poço Redondo (SE), apresenta 10% de seu território sob posse da comunidade.
Outras nove comunidades quilombolas sergipanas possuem RTIDs em fase de elaboração ou aguardando publicação.
Ao todo, existem 5.040 famílias quilombolas cadastradas pelo Incra, vivendo em 28 comunidades espalhadas por todo o estado de Sergipe.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/SE
(79 ) 4009-1524
www.incra.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário