Cobertura Colaborativa é um exercício de produção multimídia onde várias pessoas de diferentes áreas do conhecimento se unem para cobrir um evento coletivamente.
São diversos os pontos de vista para um mesmo evento, o que possibilita uma abordagem plural e a diversidade de linguagem, opinião e formato.
O meio utilizado para veicular as informações são prioritariamente as redes digitais, valendo-se de vários veículos como blogs, sites e redes sociais.
A produção de conteúdo pode ser desenvolvida utilizando diferentes formatos de mídias como texto, foto, vídeo e rádio, sendo esses escolhidos a partir das especificidades da equipe.
Além disso, a Cobertura Colaborativa se adapta a equipe disponível através de escalas de revezamento e um planejamento de conteúdo, postagem e abordagem, que costumam ser intimistas e livres.
Os participantes costumam ser voluntários e a troca de informações em atividades como essa é intensa, produtiva e ainda é um exemplo prático de como se dá a lógica colaborativa de trabalho e processos de formação livre.
Para que você realize uma cobertura colaborativa na sua cidade preparamos um kit com o material necessário pra você lançar a campanha:
Cartilha de cobertura colaborativa
Como montar uma equipe de Cobertura Colaborativa?
1) Mapeamento de agentes
Prepare um flyer para divulgação da abertura de inscrições. (veja modelo)
Prepare um Formulário de Inscrição (veja o modelo) para que o público possa se inscrever na equipe de Cobertura Colaborativa. É importante que a divulgação do formulário aconteça com o prazo mínio de 02 semanas de antecedência antes do encerramento das inscrições.
Assim que as incrições estiverem finalizadas confira os cadastrados na planilha gerada pelo formulário e ligue para elas para marcar uma reunião presencial pelo menos 01 semana antes do Festival.
2) Montando equipes
Durante a reunião a primeira etapa é fazer rodada de apresentações para que todos possam se conhecer e verbalizar qual a área que maior interesse dentro da equipe.
Logo depois é hora de fazer uma explicação geral sobre o Grito Rock e como acontece uma cobertura colaborativa. Faça uma proposta de atuação da equipe, sentando com cada grupo.
Monte um grupo (google groups ou facebook) para comunicação direta.
3) Formação
Realizar oficina de formação para a cobertura um dia antes do inicio do evento no estilo intensivão (das 14:00 até 20:00 por exemplo). A oficina deve ter pausas para lanches coletivos, incentivando o entrosamento da equipe.
Nessa oficina deve definir as linhas gerais da cobertura (ex: o foco principal é os vídeos ou uma cobertura de texto mais elaborada). Aqui a equipe tem que estar completamente fechada. Sugerimos que tenha um gestor geral (de equipe), um gestor de conteúdo (que aprova textos, fotos e vídeos), um gestor de divulgação (que distribui o conteúdo) e um revisor (que pode ser todos os outros gestores), gerando um resultado final. Além disso, é bacana definir uma hastag oficial pra guiar o evento nas redes sociais
4) Produção
Reunião final 01 hora antes do evento para alinhar equipamento, equipe, posicionamento e sugestão de possíveis pautas especiais.
Checar movimentação das redes sociais de 30 em 30 minutos (minimo)
Fazer relatório diário com a compilação dos links gerados por dia, separando por linguagem.
Debater todo dia ao inicio de um dia como foi o dia anterior.
Criar um plano de Cobertura Colaborativa para coletar e sistematizar os dados e ações dos participantes. (modelo)
5) Pós Produção
Gerar relatório final com links, número de acessos, resultados da equipe.
Convocar outra reunião para debater planos de uma formação/continuidade de um núcleo de Mídias Integradas baseado nessa experiência.
Confira mais nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário