29 de jan. de 2015

Deputado denuncia fim do Cartão Material Escolar no DF

Deputado Distrital denuncia que o GDF acabou com o Cartão Material Escolar no Distrito Federal

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), divulgou um vídeo onde denuncia que o Governo do Distrito Federal (GDF) acabou com o Programa Cartão Material Escolar.

O Cartão permitia que as famílias comprassem tênis, cadernos, lápis e demais materiais usados pelos alunos nos mais de 300 estabelecimentos credenciados pelo governo.

Segundo o deputado 73.340 famílias eram atendidas pelo programa, que beneficiava quase 120 mil alunos da Rede Pública de Ensino. Chico Vigilante afirma que tomou conhecimento do fim do programa através da mídia local, que publicou entrevista com o secretário de Educação anunciando o fim do Cartão Material Escolar.

O deputado petista afirma ainda que em 2014 o Banco de Brasília (BRB) pagou mais de R$ 27 milhões aos estabelecimentos comerciais credenciados, pelas vendas efetuadas de diversos tipos e marcas de material escolar.

No vídeo Chico Vigilante alerta para a modalidade que será adotada pelo GDF na aquisição de material escolar, uma licitação pública. Segundo ele isso vai representar prejuízo financeiro para o DF porque, na maioria das vezes, são as empresas de outros estados que ganham essas licitações e que, também na maioria das vezes, fornecem materiais de péssima qualidade.

Resta agora saber se o GDF vai confirmar, ou não, a denuncia do deputado e, caso confirme, que a sociedade se mobilize e repudie mais uma prática neoliberal do GDF nociva aos cofres públicos. Não podemos permitir ou assistir passivamente, que as conquistas da população sejam subtraídas de forma tão rasteira.

Confira o vídeo:


Nenhum comentário: