22 de jan. de 2015

Jovem se mata por medo de dizer aos pais que era lésbica

Lizzie tinha medo de contar aos pais que era lésbica
Foto reprodução
Uma jovem britânica de 14 anos suicidou-se por medo de contar aos pais que era lésbica

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O fato aconteceu na cidade de Manchester, no Reino Unido. Elizabeth Lowe, de 14 anos, já tinha contado aos amigos sua predileção por namorar meninas, mas sofria muito por conta do conflito interno que essa descoberta gerou, ela disse que não conseguia conciliar sua orientação sexual com a fé cristã.

A jovem já havia dado demonstrações a um amigo que tinha uma forte tendência de cometer suicídio. Em setembro de 2014 esse mesmo amigo já havia alertado a mãe da adolescente sobre o fato, sem revelar, no entanto, o motivo do conflito.

Os pais da moça são fervorosos cristãos, praticantes de uma denominação evangélica e isso fazia com que ela tivesse muito medo de contar a verdade a eles, confessou a uma amiga.

Lizzie, como era chamada pelos amigos, foi encontrada enforcada em um dos parques da cidade, a perícia não encontrou indícios de consumo de drogas ou álcool.

O médico legista disse que "ela era uma ótima estudante e estava enfrentando questões complicadas com a chegada da adolescência e com a descoberta de sua sexualidade, também estava encontrando dificuldades em conciliar isso tudo com sua fé. Ficou claro que ela estava sofrendo e que vinha falando isso com alguns amigos, mas não teve a oportunidade de conversar com seus pais sobre suas preocupações." disse o médico legista Nigel Meadows.

O pai declarou à imprensa que o receio da filha era infundado e que a família teria recebido a notícia com "amor e aceitação".

As religiões, em geral, costumam manter um discurso pela "moralidade" e a sexualidade está incluída nesse conceito equivocado. Muitos jovens não conseguem administrar uma situação como esta por que se enxergam fazendo algo errado.

Eu prefiro a tese da professora Olgamir Amância, primeira Secretária da Mulher do Distrito Federal, proferida em uma palestra para adolescentes da União da Juventude Socialista no DF. Uma garota perguntou a Olgamir qual era diferença entre gay e bissexual e obteve como resposta que "temos que acabar com essa coisa de hétero, gay, by e etc... O que existe é macho e fêmea e, entre um e ooutro, existem exercícios sexuais..". Respondeu a professora.

Nenhum comentário: