O Gama é administrado do ponto de vista do neoliberalismo
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
A política neoliberal que o Governo do Distrito Federal demonstra ter adotado como modelo de gestão chegou ao Gama. O governador Rodrigo Rollemberg está adotando uma tática para governar semelhante à que foi usada por Aécio Neves, quando governou o estado de Minas Gerais. Ele está dispensando o princípio da universalização na sua gestão e demonstra que adotou o princípio da focalização.
A coisa funciona mais ou menos assim: as ações do governo são focalizadas em pequenos grupos sociais ou em pequenas ações, mas tem uma repercussão ou visibilidade de uma ação gigantesca, tirando os holofotes da mídia dos verdadeiros e grandes problemas da cidade.
Este modelo de gestão já chegou na Administração da Cidade do Gama, distante cerca de 35 km de Brasília.
Em um grupo do WhatsApp do Fórum comunitário do Gama, a administradora Maria Antonia, que foi nomeada por indicação do deputado federal Augusto Carvalho, PPS/DF, publicou duas fotos, como diria Odorico Paraguaçú, "propagandistas".
A primeira foto mostrava uma equipe do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no que foi chamado de "mutirão de limpeza do Gama". A segunda foto foi um cartaz onde convidava a população para a solenidade de juramento à bandeira por jovens que foram dispensados do serviço militar, em frente à Administração da cidade.
Enquanto isso, os buracos se multiplicam por toda a parte. No Setor Norte, por exemplo, os buracos estão sendo concretados pelos moradores, que estão se cotizando para evitar mais prejuízos aos automóveis que circulam no local.A propaganda no grupo do Fórum Comunitário, que a administradora da cidade publicou, alcançou milhares de moradores que estão inscritos.
Paralelamente, nenhum meio de comunicação do Gama, grande ou pequeno, com exceção do Blog do Arretadinho, tem mostrado o estado de abandono da cidade e a omissão dos gestores públicos para os reais problemas que afligem a população.
A leitura que boa parte da população desavisada faz de um mutirão de limpeza, é a de que o governo anterior entregou a cidade suja mas o problema está sendo resolvido. Esquecem porém, os incautos, que essa é uma prática normal de governos neoliberais. Primeiro eles não contratam mão de obra, com o discurso de "enxugar a máquina", deixando os serviços públicos deficitários, para depois transformar em praxe aquilo que foi proposto como exceção.
Não nos iludamos, os lobos estão à solta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário