28 de jan. de 2015

População não consegue fazer o cartão do SUS no Gama

Sem internet, postos de saúde do Gama estão sem fazer o cartão do SUS

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arreatadinho

Sem conexão com a internet, por falta de pagamento desde de dezembro do ano passado, os postos de saúde do Gama não estão fazendo o cadastramento para o Cartão Nacional de Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fomos ao Posto de Saúde número 8 do Gama, na manhã desta quarta (28), com o objetivo de obter informações sobre o que é preciso para o cidadão fazer o Cartão do SUS. O servidor que nos atendeu que se identificou como Nilson, informou à nossa equipe que todos os postos de saúde da cidade estão sem conexão com a internet desde de dezembro de 2014, por falta de pagamento, por este motivo nenhum posto de saúde do Gama está fazendo o cadastramento.

O interessante é que, segundo informação fornecida pelo SUS, quando a unidade de saúde não tiver computador ou internet, o cadastramento deverá ser feito através de formulário próprio.

Nilson disse ainda que o único local da cidade que é possível fazer o cadastramento para o cartão, é no Hospital Regional do Gama (HRG).

O Cartão Nacional de Saúde atende a uma demanda histórica da saúde no Brasil. Tem como objetivo fundamental a identificação unívoca do usuário do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo sistema de saúde, onde quer que eles aconteçam, através do acesso a uma base nacional de dados de saúde do cidadão. É o instrumento de informatização necessário para a organização da rede de atenção à saúde e de gestão do SUS.

O sistema Cartão Nacional da Saúde facilita o atendimento ao cidadão e qualifica o trabalho dos gestores e profissionais da área da saúde. Ele identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público.

O Cartão Nacional de Saúde é válido em todo o País e deve contribuir para a integração dos sistemas de informação e para o atendimento em saúde implantado no Brasil, criando e mantendo uma base nacional de registros eletrônicos de saúde do cidadão.

O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que na maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal e é gratuito.

Qualquer pessoa pode tirar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao local definido pela Secretaria de Saúde de seu município com: Documento de identidade (RG); CPF; Certidão de nascimento ou certidão de casamento. Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc).

Nós fomos até o HRG para conferir se o cadastramento estava sendo feito no local. Por incrível que possa parecer a funcionária informou-nos que o sistema estava fora do ar e que não estava sendo feito nenhum cadastramento no momento. Perguntei desde quando o sistema estava fora do ar, "assim que vocês chegaram o sistema saiu do ar"...respondeu a servidora que não quis se identificar.

Será que somos "pés frios" ou tem algo de podre na corte?

Nenhum comentário: