23 de jun. de 2015

GDF fecha posto de saúde e deixa população na mão

O GDF fechou o posto de saúde nº 08 no Gama, dividiu as equipes de Saúde em diferentes locais e deixou a população na mão

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Uma reportagem da TV Brasília mostrou que o posto de saúde nº 08, no Gama, está fechado para reformas e que as equipes de atendimento foram divididas e alocadas em vários locais diferentes, dificultando o acesso da população aos serviços de saúde.

O posto, que fica localizado na Área Especial, 17, setor Central do Gama, está fechado há mais de 1 mês, para que sejam feitas reformas que foram orçadas em R$ 300 mil. Segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde, SES, a reforma deve durar cerca de 12 meses e o alvo dos ajustes são as partes elétricas e hidráulicas, além de adequações para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Desde 1973, quando foi inaugurado, essa é a primeira reforma realizada na Unidade de Saúde.

As equipes da  Estratégia Saúde da Família, que trabalhavam no local, foram instaladas em 6 locais diferentes na cidade, No anfiteatro do Estádio Bezerrão, que segundo mostra a reportagem abaixo permanece com os portões fechados; para o Centro de Saúde 5, no setor Central; Centro de Saúde 6, no setor Oeste e para um canteiro de obras cedido pela igreja Assembléia de Deus do setor Oeste.

Já a distribuição de medicamentos controlados e outros, passou a ser feita no Centro de Saúde 3, do setor Oeste. Quanto as atividades de homeopatia e acupuntura, estão sendo realizadas no ambulatório do Hospital Regional do Gama, nas dependências da Policlínica.

Para o diretor de Atenção Primária em Saúde, o médico José Carlos de Mello Dantas, "O prédio é muito antigo e não está adequado ao modelo de assistência prestada pela Estratégia Saúde da Família. Após a conclusão da reforma, os moradores da área de abrangência terão maior comodidade e os servidores condições melhores de trabalho", declarou à imprensa.

Fica difícil manter a ideia de Estado laico, quando o próprio Estado se submete aos favores de religiões, como é o caso da Assembléia de Deus. O acesso é tão difícil que é possível observar os profissionais da Saúde sentados no sofá, pela absoluta falta de pacientes, ao tempo em que sabemos que demanda existe, e é muita.

Confira:



Reportagem da TV Brasília sobre posto de saúde 08, com imagens do Só no Gama!!!!#sónogama
Posted by Só no Gama on Terça, 23 de junho de 2015

Nenhum comentário: