13 de jul. de 2015

O Gama recebeu Chico Cesar em festival

O cantor paraibano Chico Cesar apresentou-se durante festival de música no Gama

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O público vibrou com a apresentação do cantor paraibano Chico Cesar na noite deste domingo (12). Chico veio ao Gama como a principal atração do 28º Festival de Música Popular do Gama, FMPG, realizado no estacionamento do Estádio Bezerrão.

Interpretando canções como Mama África e Pedra de Responsa, o cantor colocou cerca de 2000 pessoas para dançar, sem dar importância a baixa temperatura da noite. Vários Food Trucks se encarregaram de reabastecer as energias dos fãs, com cardápios variados como sushi, sanduíches e pizzas, embora muitas pessoas tenham reclamado dos altos preços cobrados.

A edição do FMPG deste ano começou no sábado (11), com a participação de 17 inscritos que concorreram aos prêmios de melhor arranjo, melhor intérprete e aos três primeiros lugares. Oito concorrentes foram classificados para a final no domingo: Banda MOVNI, do Gama; Banda Lâmina, do Gama; O grupo Samba de Moça Só, de Sergipe; Káustica; Banda voou, de Recife; Robson Rodrigues, do Tocantins; Genésio Tocantins, do Tocantins e Conrado Pera e banda, da Chapada dos Veadeiros. Logo após a divulgação dos finalistas, apresentaram-se a Banda Nego Blues do Gama e a Banda Móveis Coloniais de Acaju de Brasília.

Confira quem são os vencedores:
1º Lugar - Banda Voou
2º Lugar - MOVNI
3º Lugar - Conrado Pera
Melhor Intérprete - MOVNI
Melhor Arranjo - Samba de Moça Só
Vencedores da Votação Web/DF - Sofia Benitez Formiga

Após anunciar o nome dos vencedores, o locutor oficial, Miquéia Paz, chamou Carlinhos Soares, músico da cidade, para fazer a abertura do show de Chico Cesar. Cantor, compositor , poeta e instrumentista, nascido em Belo Horizonte/MG, morando em Brasília desde 1978.
Com forte influência de Milton Nascimento e o Clube da Esquina, Beatles, Gilberto Gil, Caetano, seu estilo musical mescla vários ritmos, como bossa nova, blues, jazz, baião, etc...

Vencedor de diversos festivais de música, destacando-se o III FMPG em 1981, o FENEC (APCEF/CAIXA), em 1994 e 1998, participou de vários projetos musicais em Brasília, como o Projeto Cabeças, Projeto Platéia, Rola Pedra, Arte por Toda Parte, Sexta Básica do Sindicato dos Bancários Brasília, além de shows com produção própria e participações especiais em shows de artistas de Brasília.

Confira todas as fotos aqui e aqui

Junto com Carlinhos Piauí, Jairo Mendonça, Telma Fonseca, Valéria Fonseca, Luthemberg, Luís Alves e gravou o CD “Nós” com canções autorais.
Atualmente está gravando seu CD Solo “Fagulha D”Alma” e preparando um show com o mesmo título.

O FMPG
Com 35 anos de existência e 28 Edições já realizadas, o FMPG promoveu, ao longo dos anos, atividades artístico-culturais de qualidade técnica e de conteúdo, contribuindo com o desenvolvimento do processo cultural do Distrito Federal e do Brasil, fomentando a democratização do acesso e da produção artística musical. Mas além de fomentar a cultura no DF, o FMPG resgata para si a função dos Festivais de Música Popular das décadas de 60 e 70, desempenhando a função de revelar intérpretes, compositores e instrumentistas; além de favorecer a formação de plateia.

Em 2015 o projeto ampliou sua programação e abrangência, com a mostra competitiva premiada em dinheiro (presencial e através do Voto Popular Web); com inscrições gratuitas; gravação de um CD com as 21 músicas selecionadas para distribuição gratuita entre artistas, público e patrocinadores; Projeto de Acessibilidade Plena; e o Projeto Social de Oficinas de Musicalização em escolas da Rede Pública de Ensino.



Com informações da página do FMPG

Nenhum comentário: