25 de set de 2015

Termômetros registram 41,3 graus Celsius na zona oeste do Rio

O Rio de Janeiro registrou nesta quinta-feira (24) a temperatura mais alta do ano, de acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio. Às 13h30, os termômetros marcaram 41,3 graus Celsius (ºC) na Estação Meteorológica Barra/Riocentro, na zona oeste da cidade. 
A sensação térmica mais elevada foi registrada, às 15h15, na Estação Santa Cruz, na mesma região.

Segundo o Alerta Rio, a quinta-feira foi de muito sol e calor, devido a persistência de uma massa de ar quente e seco na região Sudeste. O dia começou com névoa em vários pontos da cidade, mas, ao longo do dia, a cerração se dissipou, deixando o céu de parcialmente nublado a claro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na Estação Marambaia, na zona oeste, a temperatura máxima de 40,4ºC. Conforme a meteorologista Marlene Leal, o fenômeno El Niño favorece esse tipo de situação, com a massa de ar quente predominando em grande parte do país, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Nos últimos dias, a massa de ar quente vem se expandindo para o oceano e provocou temperaturas elevadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Marlene Leal informou ainda que no Sul vem predominando uma frente fria, com muita chuva na região. Ela disse que amanhã (25) à noite ventará forte. Para sábado (26) e domingo (27), a previsão é de chuva à noite. Segundo ela, uma frente fria chegará ao Rio na segunda-feira (28), devendo permanecer na cidade até o dia seguinte.

da Agência Brasil
Postar um comentário